NOSTALGIA DA CONTINUIDADE
erotismo e pulsão de morte em Bataille e Freud
DOI:
https://doi.org/10.26512/pl.v3i5.11588Palavras-chave:
Princípio do prazer. Erotismo. Bataille. Freud. Continuidade.Resumo
Pretende-se neste artigo esboçar uma aproximação entre Freud e Bataille tendo por base principal os textos “Além do princípio do prazer” e “O Erotismo”. Essa afinidade entre ambos se daria a partir da nostalgia de uma continuidade primordial, expressa por Bataille nos momentos de êxtase como a fusão erótica e o sacrifício, e por Freud pela pulsão de morte. A partir de uma breve apresentação da tópica para ambos, mostraremos como essa nostalgia de uma continuidade primordial se diferencia para os dois autores por suas perspectivas distintas quanto à morte. Finalmente, tentará se delinear uma espécie de ontologia que perpassará ambos os autores, pensando tanto a teoria das pulsões freudianas em sua disruptividade característica como o informe batailliano. Percorreremos também pelos conceitos de morte e vida nos autores, nos dando material para tentarmos esboçar as diferenças e aproximações ontológicas entre ambos.
Downloads
Referências
BATAILLE, Georges. L'expérience intérieure.Paris: Gallimard, 1954.
BATAILLE, Georges. O Erotismo. Porto Alegre: L&PM, 1987.
DIDI-HUBERMAN, Georges. La ressemblance informe ou le gai savoir visuel selon Georges Bataille. Paris: Macula, 1995.
FREUD, Sigmund. Obras Completas – vol. 14.São Paulo: Companhia das Letras, 2010. (ebook).
FREUD, Sigmund. Obras Completas – vol. 16. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
GIACOIA, Oswaldo. Além do princípio do prazer: Um dualismo incontornável. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.
MIJOLLA-MELLOR, Sophie de. De l’informe à l’archaïque. [Online]. 2005. http://www.cairn.info/revue-recherches-en-psychanalyse-2005-1-page-7.htm. acesso 03/11/13.
MITCHELL, A; WINFREE, J. The Obsessions of Georges Bataille: Community and communication. New York: Suny Press, 2009.
MORAES, E. O corpo impossível. São Paulo: Iluminuras, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Pólemos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todos os trabalhos que forem aceitos para publicação, após o devido processo avaliativo, serão publicados sob uma licença Creative Commons, na modalidade Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International Public License (CC BY-NC-ND 4.0). Esta licença permite que qualquer pessoa copie e distribua a obra total e derivadas criadas a partir dela, desde que seja dado crédito (atribuição) ao autor / Ã autora / aos autores / às autoras.