REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL

Auteurs-es

  • Natália Pascon Cognetti Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Débora Barbosa de Deus Universidade Estadual de Maringá
  • Taiane do Nascimento Andrade Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Mots-clés :

Família. Escola. Desenvolvimento Infantil. Psicologia Histórico-Cultural.

Résumé

O presente artigo é fruto das reflexões realizadas na disciplina Psicologia Histórico-Cultural, Educação e Subjetividade, ofertada pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Como resultado das discussões sobre os diversos elementos envolvidos nos processos de aprendizagem e desenvolvimento infantil, buscou-se investigar, através de revisão bibliográfica, a relação entre família e escola à luz do aporte teórico da Psicologia Histórico-Cultural, a fim de compreender sua importância no processo referido e sua construção histórica, cultural e social. Foi possível compreender que tanto os embates históricos das organizações familiares e da educação estão relacionados ao modo de produção e economia vigente, como também a história da educação constituiu-se de maneira a atender as necessidades econômicas e políticas de cada época. Doravante, a escola e a família devem estar conscientes de seus papeis na introdução da criança à cultura e, portanto, na transição de sua condição ‘homizada’ para ‘humanizada’.

Biographies de l'auteur-e

  • Natália Pascon Cognetti, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

    Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especialista em Psicopedagogia e Personal Professional Coaching. Pós-graduanda do programa de Mestrado em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente do curso de Psicologia do Centro Universitário Unifafibe - Bebedouro, SP.

  • Débora Barbosa de Deus, Universidade Estadual de Maringá

    Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Especiallização em Análise do Comportamento. Pós-graduanda do programa de Mestrado em Psicologia da UEM. Psicóloga na Clínica Psicologia IMPAC ”“ Maringá, PR. 

  • Taiane do Nascimento Andrade, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

    Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Participante em projetos vinculados ao Laboratório de Psicologia Histórico-Cultural (LAPSIHC), e pós-graduanda do programa de Mestrado em Psicologia da UEM. Psicóloga em Comunidade Terapêutica para Dependentes Químicos ”“ Douradina, MS.

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Publié

2016-11-06

Numéro

Rubrique

Artigos

Comment citer

REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL. (2016). Revista Perspectivas Do Desenvolvimento, 4(5). https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/perspectivasdodesenvolvimento/article/view/18848