Esboços de um arquivo I: Corpo ressequido
DOI :
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n32.2022.10Mots-clés :
Corpo, Arquivo Público e Histórico de Ribeirão Preto, Eça de QueirósRésumé
Este primeiro ensaio de três, a guisa de provocação, busca o diálogo da obra de Eça de Queirós, A Relíquia, com uma tradição de reflexão sobre a memória e os corpos. Seja pelo debate sobre o arquivo em Derrida, seja por via patrimonial em Choay, ambos tributários de Freud e a literatura arqueológica desde XIX. Ao mesmo tempo, explora o arquivo de uma escrita de si.
Références
CHOAY, Françoise. A alegoria do patrimônio. São Paulo: Estação Liberdade, UNESP, 2006
______. As questões do patrimônio. Lisboa Arte & Comunicação, 2018.
DERRIDA, Jacques. Mal de arquivo: uma impressão freudiana. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.
PEREIRA, Margareth da Silva. Corpos escritos: paisagem, memória e monumento: visões da identidade carioca. Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais EBA, Rio de Janeiro, p. 99-113, 2000.
QUEIRÓS, Eça. A Relíquia. São Paulo: Klick, 1997.
ROMERA, Ricardo Olmos. A Relíquia, de Eça de Queirós: una aproximacion desde la ficcion en Arqueologia. IN: Humanitas Vol. XLVII - Vol. II. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 1995, pg 935-951. Disponível em: http://hdl.handle.net/10316.2/28646 , Acessado em: 8 de Dezembro de 2021.
Téléchargements
Publié
Numéro
Rubrique
Licence
© Paranoá 2022

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).









