Uma reflexão sobre motivos que desencadearam o movimento migratório de haitianos ao Brasil
Palavras-chave:
Haitianos;, Colonialismo;, Meio Ambiente;, DiasporaResumo
O Haiti enfrenta historicamente diversos problemas políticos, econômicos, sociais e ambientais, que corroboram para uma situação de vulnerabilidade social da população. Desse modo, desde a metade do século XX, como nos mostram alguns autores, os haitianos deslocam-se geograficamente em busca de melhores condições de vida, em um movimento conhecido como diaspora. Diante desse contexto, o escopo deste artigo é discutir sobre a diaspora haitiana para o Brasil, de 2010 a 2015, apresentando algumas reflexões teóricas sobre motivos que a desencadearam. A metodologia consistiu em pesquisa bibliográfica em livros e artigos científicos, que tratam sobre a temática. As principais teorias e autores que embasam o estudo são: diaspora haitiana (HANDERSON, 2015; CONTIGUIBAPIMENTEL, CONTINGUIBA, 2014); modernização reflexiva e sociedade de risco (BECK, 1997, 2010; GIDDENS, 1991, ACSELRAD, 2009); colonialismo e pós-colonialismo (SANTOS, 2004; ESCOBAR, 2005); epistemologia ambiental (LEFF, 2010). Os resultados demonstram que a migração haitiana ao Brasil se deve, dentre outros motivos, Ã própria cultura da diaspora, instabilidade política e econômica, problemas ambientais historicamente enfrentados, além de fatores relacionados ao colonialismo do Haiti.
Referências
ARRAES, Eduardo Fonseca. Desastres e desenvolvimento: o caso do Haiti. In Revista Vitas. Ano III, n. 7. 2013.
BECK, Ulrich; GIDDENS, Anthony; LASH, Scott. Modernização reflexiva: política, tradição e estética na ordem social moderna. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1997.
___. Sociedade risco: rumo a outra modernidade. São Paulo: Editora 34, 2010.
DIAMOND, Jared. Colapso: como as sociedades escolhem o fracasso ou o sucesso. (Trad. Alexandre Raposa). Ed. Record. Rio de Janeiro. São Paulo, 2005.
ESCOBAR, Arturo. O lugar da natureza e a natureza do lugar: globalização ou pós-desenvolvimento? In: A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. LANDER, Edgardo (org). Colección Sur Sur. Buenos Aires: CLACSO, setembro 2005. P 133/168. Disponível em: http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/ar/libros/lander/pt/Escobar.rtf
FONSECA, Jamily Marciano. O vodu no bicentenário da independência haitiana. In Revista Ameríndia, v.10, p. 55-60, novembro de 2011.
GIDDENS, Antony. As consequências da modernidade. São Paulo: Universidade Estadual Paulista, 1991.
LEFF, Enrique. Epistemologia ambiental. São Paulo: Cortez, 2010.
PROSPERE, Renel; MARTIN, Alfredo. A questão ambiental no/do Haiti: um desafio na reconstrução do país. In Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental. V 3. N. 3. 2011.
RAYNAUT, Claude. Atrás das noções de meio ambiente e de desenvolvimento sustentável: questionando algumas representações sociais. 2009.
ROSA, Renata de Melo. A construção da Desigualdade no Haiti: experiências históricas e situações atuais. Disponível em: <http://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/index.php/relacoesinternacionais/article/viewFile/160/297>. Acesso em: 22 de jul. de 2015.
SANTOS, Boaventura de Souza. Do pós-moderno ao pós-colonial: além de um e de outro. Conferência de abertura do VIII Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, Coimbra, setembro de 2004.
VALLER FILHO, Wladimir. O Brasil e a crise haitiana: a cooperação técnica como instrumento de solidariedade e de ação diplomática. Brasília : FUNAG, 2007
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Périplos: Revista de Estudos sobre Migrações

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
AVISO DE DIREITOS DO(A) AUTOR(A)
A matéria publicada é propriedade da Revista e pode ser reproduzida em sua totalidade ou em parte, com indicação da fonte.
Copyright: Os autores são responsáveis por obter os direitos do autor do material utilizado.
Copyright: Os autores são responsáveis por obter o copyright, é dizer, os direitos do material utilizado. A responsabilidade pelo material publicado na Revista é do autor.