Bairros populares no cinturão “verde”. Migrantes bolivianos/as e a produção do espaço periurbano de La Plata, Argentina
Palavras-chave:
Migrações, Bolivianos, Expansão urbana, Formas de ganhar a vida, Centralidades periféricasResumo
Desde o Bairro Futuro, uma área no periurbano oeste da cidade de La Plata, capital da província de Buenos Aires, na Argentina, o artigo explora o papel que as redes de bolivianos que ali se estabelecem - e de seus descendentes - e certas das suas práticas e modos de fazer tem na expansão da cidade e do estabelecimento de circuitos populares de trabalho, lazer e consumo. Por meio de entrevistas e observações de diferentes trabalhos de campo, abordamos dinâmicas ligadas à produção do espaço periurbano: analisamos o processo de expansão urbana e a criação e o desenvolvimento de “formas de ganhar a vida” que fazem parte da produção do bairro. Relativizamos a validade do conceito de “arquipélago” para
caracterizar a área e propomos entender o Bairro Futuro como uma centralidade periférica na Área Metropolitana de Buenos Aires.
Referências
Ver lista de referências no arquivo pdf.
Ver lista de referencias en el archivo pdf.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Périplos: Revista de Estudos sobre Migrações

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
AVISO DE DIREITOS DO(A) AUTOR(A)
A matéria publicada é propriedade da Revista e pode ser reproduzida em sua totalidade ou em parte, com indicação da fonte.
Copyright: Os autores são responsáveis por obter os direitos do autor do material utilizado.
Copyright: Os autores são responsáveis por obter o copyright, é dizer, os direitos do material utilizado. A responsabilidade pelo material publicado na Revista é do autor.




