Panorama das transformações na abordagem jurídica, governança e política migratória no Brasil
Palavras-chave:
Política migratória, Lei de Migração, Políticas Públicas, Migração, governança migratóriaResumo
Na última década, o Brasil observou transformações nos seus fluxos migratórios, consolidando-se como país de destino e trânsito no contexto dos deslocamentos Sul-Sul. Este trabalho apresenta um panorama das principais alterações na abordagem jurídica e estruturas de governança sobre migrações, refúgio e apatridia no Poder Executivo federal brasileiro. Trata-se de pesquisa exploratória e descritiva, a partir de fontes oficiais do poder público (normativas, dados oficiais, websites), além de levantamento bibliográfico da literatura científica sobre o tema. Os principais achados indicam que houve uma transição da abordagem da agenda migratória no país, de um viés de securitização para um entendimento humanitário. Esse movimento se reflete no amadurecimento das estruturas administrativas e políticas públicas com foco em migração e refúgio desenvolvidas ao longo das últimas décadas, e tende a se consolidar com a Política Nacional de Migrações, Refúgio e Apatridia, em elaboração - sob coordenação do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Referências
Ver lista de referências no arquivo pdf.
Ver lista de referencias en el archivo pdf.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Périplos: Revista de Estudos sobre Migrações
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
AVISO DE DIREITOS DO(A) AUTOR(A)
A matéria publicada é propriedade da Revista e pode ser reproduzida em sua totalidade ou em parte, com indicação da fonte.
Copyright: Os autores são responsáveis por obter os direitos do autor do material utilizado.
Copyright: Os autores são responsáveis por obter o copyright, é dizer, os direitos do material utilizado. A responsabilidade pelo material publicado na Revista é do autor.