Passaportes de ida e volta: o retorno transgeracional da emigração espanhola para a América
Palavras-chave:
Migração, Passaporte, Transgeracional, Exílio, MemóriaResumo
A chamada Lei da Memória Histórica abriu as portas para uma nova geração de espanhóis que conseguiu reconquistar a nacionalidade de seus ancestrais. A referida lei foi uma conquista importante para os descendentes do exílio republicano espanhol que viram sua demanda de justiça e reparação parcialmente satisfeita, incluindo, também a recuperação da nacionalidade tanto para eles quanto para os descendentes da emigração econômica em massa para a América. O resultado foi pouco mais de 300.000 novos espanhóis autorizados a ter um passaporte europeu e, portanto, uma ferramenta de imigração interessante. Este artigo analisará o processo que levou à aprovação da referida lei, seus efeitos demográficos, bem como suas consequências migratórias, seguindo a trajetória de uma série de informantes-chave que, retraçando os passos de seus ancestrais, empreenderam um novo projeto migratório na Espanha.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Périplos: Revista de Estudos sobre Migrações

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
AVISO DE DIREITOS DO(A) AUTOR(A)
A matéria publicada é propriedade da Revista e pode ser reproduzida em sua totalidade ou em parte, com indicação da fonte.
Copyright: Os autores são responsáveis por obter os direitos do autor do material utilizado.
Copyright: Os autores são responsáveis por obter o copyright, é dizer, os direitos do material utilizado. A responsabilidade pelo material publicado na Revista é do autor.