Regulamentações e gestão migratória na Argentina e na Espanha: uma revisão comparativa
Palavras-chave:
Políticas migratórias, Argentina, Espanha, Migração, Estudo comparativoResumo
Este artigo propõe, desde uma perspectiva comparativa, um percurso através de certos aspectos das políticas migratórias de dois países: Argentina e Espanha. O período analisado abrange as últimas duas décadas do século XX e as duas primeiras décadas do século XXI. Especificamente, para a análise proposta, foi selecionado um conjunto de normativas que representam "marcos" legais na regulamentação e gestão das migrações e que permitem uma aproximação às tendências na gestão da migração que caracterizam os Estados de ambos os países. Desta forma, sem pretender ser exaustivo, e com base em uma abordagem metodológica documental, procuramos identificar algumas das principais características dos modos de administração da migração adotados pelos estados em estudo, bem como apontar semelhanças e diferenças a este respeito.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Périplos: Revista de Estudos sobre Migrações

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
AVISO DE DIREITOS DO(A) AUTOR(A)
A matéria publicada é propriedade da Revista e pode ser reproduzida em sua totalidade ou em parte, com indicação da fonte.
Copyright: Os autores são responsáveis por obter os direitos do autor do material utilizado.
Copyright: Os autores são responsáveis por obter o copyright, é dizer, os direitos do material utilizado. A responsabilidade pelo material publicado na Revista é do autor.