Cuidados e migração: um guia de leituras
Palavras-chave:
Cuidados, Migração feminina, Interseccionalidade, Estado da arte, América LatinaResumo
O artigo reconstitui os debates sobre cuidados e migração nas ciências sociais desde os anos noventa, destacando as abordagens latino-americanas. Analisa-se como estas discussões permitiram elucidar dimensões até então invisibilizadas do fenômeno migratório: a agência feminina, as redes e campos sociais transnacionais e a dimensão de gênero das desigualdades entre o Norte e o Sul globais. Além disso, a partir das teorizações sobre as cadeias globais, a circulação dos cuidados e as dimensões comunitárias destes processos, as ciências sociais desenvolveram abordagens multiescalares e multidimensionais das migrações. Mostraremos como a perspectiva de gênero possibilitou teorizar as migrações femininas como um fenômeno dialético: que, contraditoriamente, fomenta a superação e a reprodução das desigualdades interseccionais.
Referências
Ver lista de referências no arquivo pdf.
Ver lista de referencias en el archivo pdf.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Périplos: Revista de Estudos sobre Migrações

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
AVISO DE DIREITOS DO(A) AUTOR(A)
A matéria publicada é propriedade da Revista e pode ser reproduzida em sua totalidade ou em parte, com indicação da fonte.
Copyright: Os autores são responsáveis por obter os direitos do autor do material utilizado.
Copyright: Os autores são responsáveis por obter o copyright, é dizer, os direitos do material utilizado. A responsabilidade pelo material publicado na Revista é do autor.




