Os “terroristas”
retratos da luta armada no Brasil, 1964-1974
Palabras clave:
Ditadura Militar;, Luta armada;, Organizações de esquerdaResumen
Este artigo visa fazer um recorte no processo da Ditadura Militar brasileira, de 1964 a 1984, retratando a dimensão política, econômica e social que permeava toda a sociedade brasileira desse momento. Tal recorte focaliza a luta armada, que foi a opção tomada pela maior parte das organizações de esquerda que se opunham ao regime, que também vislumbravam o ideal socialista, a partir de 1968, com o AI-5.
Referencias
GORENDER, Jacob. Combate nas trevas ”“ A esquerda brasileira: das ilusões perdidas à luta armada. 1ª edição, São Paulo: Editora Ática, 1987.
MACIEL, David. A argamassa da ordem ”“ da Ditadura Militar à Nova República (1974-1985). 1ª edição, São Paulo: Editora Xamã, 2004.
MAKLOUF, Luiz. Mulheres que foram à luta armada. 1ª edição, São Paulo: Editora Globo, 1998.
SALLES, Pinheiro. A ditadura militar em Goiás ”“ depoimentos para a história. 1ª edição, Goiânia: Poligráfica Off-set e Digital, 2008.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
O envio de textos implica a cessão de direitos autorais e de publicação à revista Noctua, que não se compromete com a devolução das colaborações recebidas. Os textos publicados na revista não podem ser republicados em outros meios e/ou formatos sem a autorização expressa dos editores.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
A revista Noctua guarda o direito de todas as publicações realizadas na revista e é dividida em até 20 trabalhos por edição (10 Artigos; 5 Resenhas; 2 Textos e documentos historiográficos e 2 Entrevistas). Se um trabalho é aceito para sua publicação, ainda que não seja publicado na edição do semestre, estará reservado para as edições seguintes. As colaborações são publicadas de acordo com a ordem de aprovação. Caso não seja cumprida a meta, o Conselho Editorial definirá como será realizada a divisão das seções.
No caso de publicação de dossiê, as colaborações serão organizadas pela temática do estudo. O tempo de publicação poderá ser influenciado.
Observando a Lei de Direito Autoral, n. 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, as opiniões emitidas no trabalho, bem como a revisão de língua portuguesa, espanhola, francesa ou inglesa, e estilo de redação, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es).