Os Filhos Enfermos de Goethe e Mann
A Bildung em “Os Anos de Aprendizado de Wilhelm Meister” e “A Montanha Mágica”
Keywords:
Humanismo;, Bildung BildungsromanAbstract
O propósito deste artigo é, por meio da comparação entre os romances “Os Anos de Aprendizado de Wilhelm Meister” (Goethe) e “A Montanha Mágica” (Thomas Mann), compreender de que maneira as trajetórias de Wilhelm e Hans Castorp, seus respectivos protagonistas, podem ser entendidas como representações da “Bildung” (auto-cultivo, formação). Além disso, pretende-se entender qual o papel de seus pedagogos nesse processo, e como as diferenças de contexto histórico explicam os contrastes ”“ mas também semelhanças ”“ de ideais dos personagens. Desta forma, pretendemos compreender qual foi a contribuição de ambos os escritores para se pensar a “Bildung”.
References
CALDAS, Pedro. “Thomas Mann, leitor de Goethe: O fardo da naturalidade em Viagem à Itália e Morte em Veneza”. IN: Viso ”“ Cadernos de Estética Aplicada. 2007.
______________ “Imagens da Espera: um ensaio sobre as representações da morte em Thomas Mann”. IN: Matraga. Rio de Janeiro, v. 13, n. 18, 2006.
DAYAN-HERZBRUN, Sonia. “Thomas Mann: um escritor contra o nazismo”. Trans/Form/Ação, vol. 20, 1997.
DUMONT, Louis. “German Ideology: from France to Germany and back”. Chicago: University of Chicago, 1994.
FONTANELLA, Marco Antonio Rassolin. “A Montanha Mágica como Bildungsroman”. Campinas, 2000.
GOETHE, Johann Wolfgang von. “Os Anos de Aprendizado de Wilhelm Meister” (posfácio de Georg Lukács). São Paulo: Editora 34, 2006.
___________________________ “Goethe e Schiller: Companheiros de Viagem” (apresentação, tradução, seleção e notas: Claudia Cavalcanti). São Paulo: Nova Alexandria, 1993.
HAMILTON, Nigel. “Os Irmãos Mann: as vidas de Heinrich e Thomas Mann”. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
HUMBOLDT, Wilhelm von. “Os Limites da Ação do Estado”. Rio de Janeiro: Topbooks, 2004.
KAUFMANN, Fritz. “Thomas Mann: The World As Will And Representation”. Nova York: Cooper Square, 1973.
MAAS, Wilma Patrícia Marzari Dinardo. “O cânone mínimo: o Bildungsroman na história da literatura”. São Paulo: Editora UNESP, 2000.
MANN, Thomas. “A Montanha Mágica”. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000._____________ “Consideraciones de un Apolítico”. Barcelona: Grijalbo, 1978.
ROSENFELD, Anatol. “Thomas Mann”. São Paulo: Perspectiva, 1994.
SCHILLER, Friedrich von. “A Educação Estética do Homem”. São Paulo: Iluminuras, 2002.
Downloads
Published
Issue
Section
License
O envio de textos implica a cessão de direitos autorais e de publicação à revista Noctua, que não se compromete com a devolução das colaborações recebidas. Os textos publicados na revista não podem ser republicados em outros meios e/ou formatos sem a autorização expressa dos editores.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
A revista Noctua guarda o direito de todas as publicações realizadas na revista e é dividida em até 20 trabalhos por edição (10 Artigos; 5 Resenhas; 2 Textos e documentos historiográficos e 2 Entrevistas). Se um trabalho é aceito para sua publicação, ainda que não seja publicado na edição do semestre, estará reservado para as edições seguintes. As colaborações são publicadas de acordo com a ordem de aprovação. Caso não seja cumprida a meta, o Conselho Editorial definirá como será realizada a divisão das seções.
No caso de publicação de dossiê, as colaborações serão organizadas pela temática do estudo. O tempo de publicação poderá ser influenciado.
Observando a Lei de Direito Autoral, n. 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, as opiniões emitidas no trabalho, bem como a revisão de língua portuguesa, espanhola, francesa ou inglesa, e estilo de redação, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es).