Museu como palco de relações e de múltiplas intersecções: o espaço expositivo como zona de contato

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.26512/museologia.v12i24.46975

Mots-clés :

Museu, Exposições curriculares, Educação, Museologia social, Cidadania

Résumé

Le texte explique la dimension éducative des expositions curriculaires et l'importance de regarder "l'autre" lors de la planification des activités du musée, en considérant le potentiel du musée en tant qu'institution sociale, éducative et politique. Il met en évidence le musée contemporain en tant qu'instrument de sauvetage de la mémoire, de la citoyenneté et de promoteur de connexions entre les sujets. Cet article réfléchit également à l'historicité des musées et à la difficulté d'une définition unique, puisque le musée doit suivre les changements qui traversent la société. Il est souligné que dans le monde d'aujourd'hui, il n'y a plus de place pour un musée neutre et apolitique, mais pour une institution muséale qui cherche à développer une praxis libératrice.

 

Biographies de l'auteur-e

  • Marcele do Nascimento Silva Tamashiro, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

    Doutoranda em Museologia e Patrimônio - UNIRIO/MAST. Mestra em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2016). Especialista em Gestão Estratégica e Qualidade pela Universidade Cândido Mendes (2003). Graduada em Administração pela Faculdade São Camilo (2010). Graduada em Biblioteconomia pela UNIRIO (1999). Experiência em bibliotecas especializadas, públicas, universitárias e privadas.

  • Maria Amelia Reis, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

    Doutora em Educação (2002) pela Universidade Federal Fluminense e Pós-Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra. Mestre em Educação UFF. Graduada e Licenciada em História Natural (1969) pela Universidade do Estado da Guanabara (UEG- Rio de Janeiro, atual UERJ). Professora de Ciências Naturais em todos os níveis de ensino - 1962/atual. Pesquisadora do Centro Interdisciplinar do Século XX - CEIS 20 da Universidade de Coimbra (2009-atual). Subsecretária de Educação do Estado do Rio de Janeiro 1992-93; Presidente da Fundação Jorge Duprat de Saúde e Segurança do Trabalho - CNPQ/Ministério do Trabalho - 2013/16; Professora da pós-graduação em Educaçao (UniRio - 2002-2006); Pro-fessora da Pós Graduação em Museologia e Patrimônio da Universidade Federal do Estado do Rio de Ja-neiro - (2006-atual). Pesquisadora com vários livros e artigos publicados nacional e internacionalmente no campo da Educação e Museologia em suas várias intersecções - saúde; patrimônio cultural, âmbito escolar; crianças e adolescentes em risco social; direitos humanos ; interculturalidade, entre outros.

Références

ALMEIDA, Adriana Mortar. Estudos de público: a avaliação de exposição como instrumento para compreender um processo de comunicação. Rev. do Museu de Arqueologia e Etnologia, São Paulo, v.5, p. 325-334, 1995. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revmae/issue/view/8297/542. Acesso em: 10 jul. 2022.

ALVES, Vânia Maria Siqueira; REIS, Maria Amélia. Tecendo relações entre as reflexões de Paulo Freire e a Mesa Redonda de Santiago do Chile, 1972. Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio – PPG-PMUS Unirio/MAST, v. 6, n.1, p. 113-134, 2013. Disponível em: http://revistamuseologiaepatrimonio.mast.br/index.php/ppgpmus/article/viewFile/253/220. Acesso em: 17 dez. 2022.

CAI, Y. What is in a Museum Definition? Reflections on ICOM’s New Museum Definition.

Museological Review, 24, 2020. Disponível em: https://le.ac.uk/museum-

Museological Review. v. 24, p. 7, 2020. Disponível em: https://le.ac.uk/museum-studies/about/journals/museological-review. Acesso em: 05 fev. 2021

CHAGAS, Mario. Há uma gota de sangue em cada museu: a ótica museológica de Mário de Andrade. Cadernos de Sociomuseologia. Lisboa: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, v. 13 n. 13, 1999. Disponível em: https://revistas.ulusofona.pt/index.php/cadernosociomuseologia/issue/view/30. Acesso em: 05 nov. 2022.

CHAGAS, Mário de Souza. Respostas de Hugues de Varine às perguntas de Mário Chagas. Cadernos de Sociomuseologia, Lisboa, v. 5, n. 5, p. 5-18, 1996.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 34. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. Disponível em: Acesso em: https://pibid.unespar.edu.br/noticias/paulo-freire-1970-pedagogia-do-oprimido.pdf/view. Acesso em: 10 dez. 2022.

HEIN, George E. O dilema da educação científica: como ensinar quando os visitantes apenas querem aprender. In: MARANDINO, Marta; MORTARA, Adriana; VALENTE, Maria Esther (orgs.). Museu: lugar do público. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, p. 63-75, 2009. Disponível em: http://www.george-hein.com/downloads/oDilemaEducGEHein.pdf. Acesso em: 20 nov. 2022.

ICOM. 224 years of defining the museum. República Tcheca: ICOM, 2020. Disponível em: https://icom.museum/wp-content/uploads/2020/12/2020_ICOM-Czech-Republic_224-years-of-defining-the-museum.pdf. Acesso em: 05 dez. 2022.

ICOM Brasil. Nova definição de museu. São Paulo: ICOM Brasil, 2022a. Disponível em: https://www.icom.org.br/?p=2756. São Paulo: ICOM Brasil. Acesso em: 16 dez. 2022.

ICOM Brasil. Os 20 termos escolhidos pelo ICOM Brasil. São Paulo: ICOM Brasil, 2022b. Disponível em: https://www.icom.org.br/?page_id=2249#:~:text=A%20consulta%20p%C3%BAblica%20para%20defini%C3%A7%C3%A3o,grupos%20em%20todo%20o%20Pa%C3%ADs. Acesso em: 20 ago. 2022.

LIMA, Diana Farjalla Correia. Museologia e Patrimônio Interdisciplinar do Campo: História de um Desenho (Inter)Ativo. In: ENANCIB – Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação,8., 2007, Salvador. 28 a 31 de outubro de 2007, Salvador, Bahia. Disponível em: http://www.enancib.ppgci.ufba.br/artigos/DMP--060.pdf. Acesso em: 10 nov. 2021.

MAIRESSE, François. Definitions and missions of museums. In: ICOM France. Comité National Français de L`ICOM. What definition do museums need? Proceedings of the ICOM Committees’ day. Paris: ICOM France, 2020. p. 33-40. Disponível em: https://www.icom-ce.org/wp-content/uploads/2021/01/Whatdefinition-Proceedings-ICOM-France.pdf. Acesso em: 10 dez. 2022.

MELO, I. M. Museu inspirador: exercício de aplicação da ferramenta de auto-avaliação Inspiringlearning for All em quatro serviços educativos de museus portugueses. Cadernos de Sociomuseologia, v. 32, n.32, 2007. Disponível em: https://revistas.ulusofona.pt/index.php/cadernosociomuseologia/article/view/493. Acesso em: 20 ago. 2022.

MORAES, Júlia Nolasco Leitão de. Entretecendo conceitos, mirando o horizonte da participação: musealização, comunicação e públicos. Revista Museologia & Interdisciplinaridade, Brasília - DF. v. 9, nº Especial/Dez., p. 144-160, Dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/31995. Acesso em: 12 maio 2022.

MORAES, Júlia Nolasco Leitão de. Desafios e possibilidades do campo digital para os museus e a formação em museologia: o uso do Instagram pelas exposições curriculares dos cursos de museologia da UNIRIO no contexto da pandemia de COVID-19. XXI Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação – XXI ENANCIB. Rio de Janeiro, 25 a 29 de outubro de 2021a. Disponível em: https://ancib.org/enancib/index.php/enancib/xxienancib/paper/viewFile/269/428. Acesso em: 28 jun. 2022.

MORAES, Júlia Nolasco Leitão de. Entretecendo conceitos, mirando o horizonte da participação: musealização, comunicação e públicos. Museologia & Interdisciplinaridade, Brasília - DF. v. 9, nº Especial, p. 144-160, Dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/36356/31909. Acesso em: 27 jun. 2022.

MORAES, Júlia Nolasco Leitão de. Exposição Curricular em tempos de pandemia e ensino remoto: a Comunicação Museológica frente aos desafios e potencialidades da Cultura Digital no ensino em Museologia. Revista Museologia & Interdisciplinaridade, Brasília - DF. v. 10, nº Especial, p. 295-316, Dez. 2021b. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/36356/31909. Acesso em: 27 jun. 2022.

OLIVEIRA, Genoveva. O museu como um instrumento de reflexão social. MIDAS: museus e estudos interdisciplinares, n.2, 2013. Disponível em: https://journals.openedition.org/midas/222#:~:text=Sendo%20o%20significado%20tomado%20como,catalisadores%20de%20constru%C3%A7%C3%A3o%20de%20significado. Acesso em: 20 ago. 2022.

PRIMO, Judite. Pensar contemporaneamente a museologia. Cadernos de Sociomuseologia, Lisboa, v. 16, n. 16, p. 5-38, 1999. Disponível em: https://revistas.ulusofona.pt/index.php/cadernosociomuseologia/article/view/350. Acesso em: 21 ago. 2022.

RAFFAINI, P. T. Museu Contemporâneo e os Gabinetes de Curiosidades. Rev. do Museu de Arqueologia e Etnología, São Paulo, v.3, p. 159-164, 1993.

REIS, Maria Amélia. Museus e os modos de educar para a liberdade: asas ou gaiolas?

Museologia e Interdisciplinaridade, Brasília, v. 10, n. 20, p. 144–157, 2021. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/33993. Acesso em: 05 nov. 2022.

REIS, Maria Amélia; PINHEIRO, Maria do Rosário. Para uma pedagogia do museu: algumas reflexões. Museologia e Patrimônio, Rio de Janeiro, v.2, n. 1, jan/jun de 2009. Disponível em: http://revistamuseologiaepatrimonio.mast.br/index.php/ppgpmus/article/view/44. Acesso em: 06 dez. 2022.

SANTOS, Maria Célia Teixeira M. A Escola e o Museu no Brasil: uma história de confirmação dos interesses da classe dominante. Cadernos de Sociomuseologia, Lisboa, v. 3, n.3, p. 41-66, 1994. Disponível em: https://revistas.ulusofona.pt/index.php/cadernosociomuseologia/article/view/306. Acesso em: 12 dez. 2022.

SANTOS, Myrian Sepúlveda dos. Comentário II: O cuidado com o outro nos museus: um novo paradigma. Anais do Museu Paulista São Paulo, Nova Série, v. 29, 2021, p. 1-11. Disponível em: https://www.scielo.br/j/anaismp/a/JFbxZ73QyKZJFNVWx6dFbnG/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 nov. 2022.

SILVA. José Afonso da. Ordenação Constitucional da Cultura. São Paulo: Malheiros, 2001.

SODARO, Amy. Museus memoriais: a emergência de um novo modelo de museu. Revista PerCursos, Florianópolis, v. 20, n. 44, p. 207-231, 2019. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1984724620442019207. Acesso em: 13 ago. 2022.

SOUZA, Aline Escandil de. Educação e exposição: a dimensão educativa das exposições curriculares do curso de Museologia da UFRGS (2011-2015). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso – (Graduação em Museologia) - Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 2015.

VARINE, Hugues. Notes em forme d´avant-propos. In: NICOLAS, D'Alain (ed.). Nouvelles museologies. Marseille: Museologie nouvelle et experimentation sociale, 1985.

VARINE, Hugues de. A respeito da Mesa-Redonda de Santiago: apresentação. In: ARAUJO, M. M.; BRUNO, M. C. O. A memória do pensamento museológico contemporâneo: documentos e depoimentos: concepção, organização e redação do texto de apresentação – ICOM-Brasil, São Paulo, 1995. p.38-42. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3832560/mod_resource/content/1/HUGUES%20DE%20VARINE.pdf. Acesso em: 21 nov. 2022.

Téléchargements

Publié

2023-11-17

Comment citer

Museu como palco de relações e de múltiplas intersecções: o espaço expositivo como zona de contato. (2023). Museologia & Interdisciplinaridade, 12(24), 334-347. https://doi.org/10.26512/museologia.v12i24.46975