Clovis Bornay

singular e múltiplo

Auteurs-es

  • Mario de Souza Chagas UniRio

DOI :

https://doi.org/10.26512/museologia.v11i21.41985

Résumé

Este artigo trata da concepção, pesquisa, produção e execução da exposição Clóvis Bornay- 100 anos, inaugurada em 2016 no Museu da República (MR). Procura, com isso, discutir as comemorações do centenário de uma das maiores celebridades do mundo museal brasileiro contemporâneo, compreendendo Bornay como um precursor em diversos sentidos da relação entre a Museologia e a atual questão LGBTQIAP+.

Références

BENJAMIN, W. Charles Baudelaire um lírico no auge do capitalismo. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BENJAMIN, W. Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG; São Paulo: Imprensa Oficial, 2007.

BENJAMIN, W. Rua de Mão Única. São Paulo: Brasiliense, 1995.

BORNAY, Clóvis. Depoimento. Acervo do Museu da Imagem e do Som. Gravado no dia 7 de maio 1997, projeto “Personalidade”.

BORNAY, CLÓVIS. Estácio de Sá – primeiro fundador e conquistador desta terra e cidade. Anais do Museu Histórico Nacional, v. XV, 1965, 16. P.197-205.

BORNHEIM, G. O idiota e o espírito objetivo. Rio de Janeiro: UAPÊ, 1998.

CHAGAS, M. e GOUVEIA, I. (Org.) Museologia social. Chapecó: Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina/Unochapecó. Ano 27 – n.41-Dez.2014.

HABERMAS, J. Passado como futuro. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1993.

Téléchargements

Publié

2022-05-17

Numéro

Rubrique

Dossiê Museus e Museologia LGBT

Comment citer

Clovis Bornay: singular e múltiplo. (2022). Museologia & Interdisciplinaridade, 11(21), 53-62. https://doi.org/10.26512/museologia.v11i21.41985

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s