Manual de Gestão de Museus

Auteurs-es

  • Júlio César Bittencourt-Francisco ufrgs

DOI :

https://doi.org/10.26512/museologia.v10i19.32938

Mots-clés :

Museus., Gestão., Museologia

Résumé

Os museus são instituições culturais de maior êxito em nosso tempo. Eles tanto se dedicam a arte, as ciências ou a história. Suas coleções e as exposições que organizam, interessam e enriquecem cada vez mais um número maior de pessoas em qualquer parte do mundo. Povos e cidades, pequenas ou grandes, regiões e estados, todos querem ter seus museus. Empresas e associações de todo o tipo, clubes, desejam cada vez mais poder formar seus museus ou centros de memória. Quem sabe poderíamos pensar que a gestão deste tipo de instituição seria uma tarefa simples? A resposta é negativa, pois como é do conhecimento de qualquer pessoa envolvida em gestão museológica, trata-se de uma função complexa, ou seja, conciliar a satisfação de um determinado público, através de um produto, sem trair os objetivos essenciais de preservação de um patrimônio com rigor científico.

Références

LORD, Gail Dexter; LORD, Bary. The Manual of Museum Management. Lanham: Altamira Press, 2012.

Téléchargements

Publié

2021-05-31

Comment citer

Manual de Gestão de Museus. (2021). Museologia & Interdisciplinaridade, 10(19), 642-656. https://doi.org/10.26512/museologia.v10i19.32938