Espelhos que congelam a imagem

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.26512/museologia.v6i11.17745

Mots-clés :

Papel social da fotografia, Fotógrafo, Espelho, Desmaterialização da Fotografia, Arquivos

Résumé

Através de testemunhos directos que a memória pessoal e a recorrência preservaram, o autor observa os contornos particulares da fotografia colonial na pessoa de um fotógrafo de Angola - 1940-1976, Francisco Júnior "Quitos" e a sua existência na cidade de Lobito. São igualmente ensaiadas inferências técnicas e teóricas a partir de quadros conceptuais conhecidos e que têm ligado a Antropologia e a Sociologia do Visual à Fotografia.

Biographie de l'auteur-e

  • Eduardo Jorge Esperança, Universidade de Évora

    Professor Auxiliar com Agregação do Departamento de Sociologia; Professor das Disciplinas de Sociologia da Comunicação e Media; Sociologia da Cultura; Epistemologia das Ciências Sociais; Sociologia da Tecnologia.

Références

AMOEDO, M. «1975 na Primeira Pessoa - Lobito, uma cidade com estórias por contar». ed. Nova Vega: Lisboa, 2016.

BARTHES, R. Câmara Clara. Edições 70 , Lisboa, 2012.

BECKER, H. S. “Photography and Sociology.” In: Studies in the Anthropology of Visual Communication 1. 3-26, 1974.

BOURDIEU, P. et alii, Un art moyen. Essai sur les usages sociaux de la photographie. Éd. de Minuit, Le sens commun,1965. Revue, 1970.

HARPER, D. « The image in sociology : histories and issues », Journal des Anthropologues. 80-81 | 2000, pp. 143-160. https://jda.revues.org/3182?lang=enDUBOIS P. L’acte photographique. Paris : Éditions Labor, 1988.

ECO, Umberto. Sobre os espelhos e outros ensaios. Relógio D’água, Lisboa, 2016.

FACCIOLI, Patrizia. « La sociologie dans la société de l’image. » In : Sociétés. 1/2007, n. 95, pp. 9-18.

GOMBRICH E. “The visual image: its place in communication”, In: WODFIELD, R. The Essential Gombrich: Selected Writings on Art and Culture, Londres: Phaidon, 1996.

JONAS, Irène. « L’interprétation des photographies de famille par la famille » In : Sociologie de l’Art, 1/2009 (OPuS 14), pp. 53-70. http://www.cairn.info/revue-sociologie-de-l-art-2009-1-page-53.htm

MIRANDA, L. Pierre Bourdieu e o campo da Comunicação - por uma teoria da Comunicação Praxeológica. Porto Alegre: EdiPUC-RS, 2005.

SONTAG, S. Sur la photographie. Paris : Union Générale d’Éditions, coll. « 10/18 », 1983.

Téléchargements

Publié

2018-03-09

Numéro

Rubrique

Dossiê - Legados Coloniais

Comment citer

Espelhos que congelam a imagem. (2018). Museologia & Interdisciplinaridade, 6(11), 127-135. https://doi.org/10.26512/museologia.v6i11.17745