A importância do conceito na iluminação de museus
DOI:
https://doi.org/10.26512/museologia.v9iEspecial.35434Palabras clave:
Semiótica, iluminação, museu, conceito, técnicaResumen
Este artigo, por meio de exemplos práticos, relaciona os fundamentos da semiótica da iluminação de exposições, bem como o lugar do conceito no processo de design de iluminação. O último exemplo incidirá sobre as transformações da iluminação numa obra emblemática do Museu do Louvre, ao longo do tempo. Também destaca os três componentes de qualquer projeto de iluminação, tais como o conceito, a técnica e a tecnologia, sua permanência e suas evoluções.
Referencias
EZRATI, Jean-Jacques. Pour une sémiotique de l’éclairage d’exposition In Sémiotiques non verbales et modèles de spatialité. Congrès SEMIO 2001. Limoges, PULIM, pp. 135-140, 2002.
EZRATI, Jean-Jacques. Eclairage d’exposition, musées et autres espaces. Paris: Eyrolles, 2015.
FERRET. L’éclairage électrique au musée du Louvre, Lux la revue de l’éclairage, n°38, Paris, Lux,1938, pp 2-8.
KLINKENBERG, Jean-Marie. Précis de sémiotique générale. Eindhoven, De Boeck & Larcier, 1996.
POISSON, Céline. Charles Morris et le New Bauhaus. In Charles Morris, Montréal, RS-SI, 2001, pp 101-134.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Museologia & Interdisciplinaridade

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.