Reflexões sobre políticas de aquisição em museus

o Gabinete de Gravura do Museu Nacional de Belas Artes

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v11i22.42154

Keywords:

Museologia; política de aquisição; Museu Nacional de Belas Artes; documentação museológica; gestão de acervos.

Abstract

This article starts from a reflection that began in 2018 as a master's thesis on acquisition policy as a fundamental instrument in the management of museum collections. The discussion has as case study the Cabinet of Prints of the National Museum of Fine Arts. It is a successful example of how the establishment of clear selection criteria, based on an active posture of "collecting", allows a collection to grow in a way linked to the institutional mission and lines of research, at the same time in which it emphasizes the importance of a well-structured documentation to support the actions of incorporation of new objects. Although the analyzed case has not been formalized in an institutional policy, the examination of these actions can sensitize museum managers and professionals when planning and implementing acquisition policies in their institutions as part of the collections management and organization.

 

Author Biographies

  • Cristal Proença de Azevedo, Museu de Astronomia e Ciências Afins

    Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Memória e Acervos (PPGMA) da Fundação Casa de Rui Barbosa (2018). Formada em Museologia na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2014). Estagiou e trabalhou como prestadora de serviço no Museu Nacional de Belas Artes (MNBA/IBRAM/MinC), além de ter atuado em projetos em outras instituições culturais e coleções particulares. Tem experiência na área de Museologia, atuando principalmente nos temas de documentação (processamento técnico de coleções) e pesquisa, tendo interesse em políticas institucionais de formação e aquisição de acervos. Atualmente é bolsista do Programa de Capacitação Institucional do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST).

  • Aparecida Marina de Souza Rangel, Fundação Casa de Rui Barbosa

    Doutora em Ciências Sociais (2015), pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mestre em Memória Social e Documento (2001) e Bacharel em Museologia (1995), ambos os títulos obtidos na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Desde 2002 é Museóloga/Tecnologista da Fundação Casa de Rui Barbosa/MinC, sendo responsável pela Área Educativa e Chefe Substituta do Museu Casa de Rui Barbosa. Docente no Programa de Pós-Graduação em Memória e Acervos, da Fundação Casa de Rui Barbosa. Integra os Grupos de Pesquisa Arte, Cultura e Poder - UERJ, coordenado pela Profª. Drª. Myrian Sepúlveda dos Santos; e Perspectivas conceituais, memória e preservação em museus-casas, sob sua coordenação. Ministrou oficinas de "ação educativa em museus", promovidas pelo Instituto Brasileiro de Museus/MinC. Trabalhou como Museóloga em diversas instituições, tais como o Museu de Astronomia e Ciências Afins/MCT, Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro/PCRJ e Sítio Roberto Burle Marx/IPHAN. Integrou o Comitê Gestor da Rede de Educadores em Museus do Estado do Rio de Janeiro de 2009 a 2014. Áreas de interesse e atuação: Museologia, Museus-Casas, Documentação Museológica, Memória, Educação em Museus e Pesquisas de avaliação e estudos de público.

References

AZEVEDO, Cristal Proença de. O Gabinete de Gravura do Museu Nacional de Belas Artes: discutindo critérios para uma política de aquisição de acervos. Dissertação de Mestrado em Memória e Acervos da Fundação Casa de Rui Barbosa. Rio de Janeiro, 2018.

BITTENCOURT, José Neves. Sobre uma política de aquisição para o futuro. Rio de Janeiro: Secretaria de Cultura/IBPC, Cadernos Museológicos n° 3 (outubro de 1990), p. 29-38. Disponível em: https://politicadeacervos.files.wordpress.com/2012/04/bittencourt-polc3adtica-para-o-futuro.pdf Acesso em 31 jan. 2022.

BITTENCOURT, José Neves. A pesquisa como cultura institucional: objetos, política de aquisição e identidades nos museus brasileiros. In: GRANATO, Marcus; SANTOS, Cláudia Penha dos (Org.). Museu:instituição de pesquisa. Rio de Janeiro: 2005. p. 37 – 50. (Série MAST Colloquia, v. 7). Disponível em:

https://livroaberto.ibict.br/bitstream/1/940/1/mast_colloquia_7.pdf Acesso em 31 jan. 2022.

BRASIL. Lei nº 378, de 13 de janeiro de 1937: Dá nova organização ao Ministério da Educação e Saúde Pública. Diário Oficial da União, 15 jan. 1937, p. 1210. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1930-1939/lei-378-13-janeiro-1937-398059-publicacaooriginal-1-pl.html> Acesso em 18 out. de 2022.

BRASIL. Lei n° 11.904, de 14 de janeiro de 2009. Institui o Estatuto de Museus e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 2009. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/lei/l11904.htm

Acesso em 02 fev. 2022.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidente da República, [2016]. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf

Acesso em 02 fev. 2022.

CERAVOLO, S.M.; TÁLAMO, M.F.G.M. T. Os museus e a representação do conhecimento: uma retrospectiva sobre a documentação em museus e o processamento da informação. Anais do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação Enancib. Salvador, 2007. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/172568 Acesso em 31 jan. 2022.

CHOAY, Françoise. A alegoria do patrimônio. São Paulo: Estação Liberdade / Editora UNESP, 2001.

DESVALLÉES, A., MAIRESSE, F. Conceitos-chave de museologia. São Paulo: Armand Colin; Comitê Internacional para Museologia do ICOM; Comité Nacional Português do ICOM. 2014. Disponível em: https://www.icom.org.br/wp-content/uploads/2014/03/PDF_Conceitos-Chave-de-Museologia.pdf Acesso em 27 fev. 2022.

FERREIRA, Maria de Simone. A aquisição de objetos como escrita de memória em museus: uma análise do relatório final da comissão interna de política de aquisição do Museu Histórico Nacional (2013). In.: MAGALHÃES, Aline Montenegro; BEZERRA, Rafael Zamorano. Anais do Museu Histórico Nacional: História, museologia e patrimônio. Rio de Janeiro: MHN, 2014.

GODOY, Solange. Política de aquisição: uma perspectiva crítica e social. In: GRANATO, M.; SANTOS, C. P. dos.; LOUREIRO, M. L. N. M. (Org). O caráter político dos museus. Rio de Janeiro: MastColloquia, vol. 12. 2010. Disponível em: http://site.mast.br/hotsite_mast_colloquia/pdf/mast_colloquia_10.pdf Acesso em jan. 2022.

JORNAL DO BRASIL, 4 de agosto de 1989. 1o Caderno, p. 5. (Edição 00118).

LOUREIRO, M. L. N. M. O objeto de museu como documento: um panorama introdutório. Em Questão. Porto Alegre, v. 25, n. 1, p. 13-36, jan./abr. 2019. Disponível em:. https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/81378/51111 Acesso em: 02 fev. 2022.

LOUREIRO, Maria Lúcia de Niemeyer Matheus. Reflexões sobre musealização: processo informacional e estratégia de preservação. III Seminário Serviços de Informação em Museus, São Paulo: Pinacoteca de São Paulo, 2016. v. 1. p. 91-103. Disponível em: http://biblioteca.pinacoteca.org.br:9090/bases/biblioteca/322800.pdf Acesso em 19 out. 2022.

LUNA, Maria Isabel Soares de. Incorporação e desincorporação em museus: história, realidade e perspectivas futuras [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2011. Dissertação de mestrado. Disponível em https://repositorio.iscte-iul.pt/bitstream/10071/3129/1/IncDesincMuseus-MILuna.pdf Acesso em 13 jan. 2022.

MARTINS FILHO, Carlos Botelho. Introdução ao conhecimento da gravura em metal. Rio de Janeiro: Solar Grandjean de Montigny (PUC). 1981. (2ª ed. com MNBA)

MUSEU NACIONAL DE BELAS ARTES. Acervo gravura: doações recentes 1982-1984. Rio de Janeiro: MNBA, 1984.

MUSEU NACIONAL DE BELAS ARTES. Plano museológico (2016 – 2020). Rio de Janeiro: 2016. Disponível em: https://www.museus.gov.br/wp-content/uploads/2021/03/Plano-Museologico-MNBA.pdf Acesso em 18 out. 2022.

PINHEIRO, Lena Vania Ribeiro. Arte, objeto artístico, documento e informação em museus. Symposium Museology & Art. Annual Conference of UNESCO ICOFOM, 18. Regional Meeting of ICOFOM/LAM,5. Rio de Janeiro: Tacnet Cultural, 1996. p.814;

POULOT, Dominique. Museu e Museologia. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.

ROCHA, Claudia. Da pinacoteca ao museu: historicizando processos museológicos. Dissertação. Museologia. Universidade de São Paulo, 2014.

SILVA, Carlos Henrique Gomes da. O Estado Novo (1937-1945) e a política de aquisição de acervo do Museu Nacional de Belas Artes. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio, UNIRIO/MAST, Rio de Janeiro, 2013, p. 39. Disponível em: http://ppg pmus.mast.br/dissertacoes/dissertacao_carlos_henrique_gomes_da_silva.pdf Acesso em 20 out. 2022.

SOUZA, L. C. C. e. Museu integral, Museu integrado: a especificidade latino-americana da Mesa de Santiago do Chile. Anais do Museu Paulista: História E Cultura Material, 28, 1-21. 2020. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/155981/159215 Acesso em 27 fev. 2022.

STRANSKY, Zbynekz. Política de aquisição e adaptação às necessidades de amanhã. Cadernos Museológicos, n.2, 1989.

Published

2022-11-20

How to Cite

Reflexões sobre políticas de aquisição em museus: o Gabinete de Gravura do Museu Nacional de Belas Artes. (2022). Museologia & Interdisciplinaridade, 11(22), 282-299. https://doi.org/10.26512/museologia.v11i22.42154