Mediação Extrainstitucional
DOI:
https://doi.org/10.26512/museologia.v3i6.16737Keywords:
mediation, institution, arts, heritage, SocietyAbstract
This article shows, at the beginning, problems related to some conceptual perspectives of cultural mediation, particularly in relation to the field of the arts and education, in order to present and discuss, then, albeit briefly, issues linked to a cognitive framework of the institutions, confronted with a crisis of these social groupings, understood that the mediation, at least in that context, is invariably an initiative of the institutions; bringing, finally, one or two cases which demonstrate this to be the propitious moment to imagine and realize extrainstitutional mediations, i.e., committed to transforming the way we see ourselves through these instances.
References
CANCLINI, Néstor G. A sociedade sem relato: antropologia e estética da iminência; tradução de Maria Paula Gurgel Ribeiro. São Paulo: Edusp, 2012.
CASTORIADIS, Cornelius. A instituição imaginária da sociedade [1975]; tradução de Guy Reynaud. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
COELHO, Teixeira. Dicionário crítico de política cultural. São Paulo: Iluminuras, 1997.
COLETIVO AUTÔNOMO DE MEDIADORXS. À Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, Carta de Reivindicações do Coletivo Autônomo de Mediadorxs. [2013a] Disponível em: <http://migre.me/iSxta>, acesso em 21/04/14.
COLETIVO AUTÔNOMO DE MEDIADORXS. Declaração. [2013b] Disponível em: <http://migre.me/iStnl>, acesso em 21/04/14.
COLETIVO AUTÔNOMO DE MEDIADORXS. Quando falhas operacionais são desigualdades estruturais ”“ por que o Coletivo Autônomo de Mediadores realizou uma paralisação na 9ª Bienal do Mercosul/PortoAlegre. [2013c] Disponível em: http://migre.me/kLMDI>, acesso em 31/07/14.
DESVALLÉES, André & MAIRESSE, François (eds.). Key concepts in Museology. s.l.: Armand Colin; ICOM, 2009.
DOUGLAS, Mary. Como as instituições pensam; tradução de Carlos Eugênio Marcondes de Moura. São Paulo: Edusp, 2007.
GRINSPUM, Denise. Educação para o patrimônio: museu de arte e escola ”“ responsabilidade compartilhada na formação de públicos; orientação de Maria Helena Pires Martins. São Paulo: FE/USP, 2000. 157 pp. [Tese de doutorado]
GÜELL, Pedro. Crisis de confianza en las instituciones: ¿qué es eso? s.l.: s.n., s.d., 07 pp. (PDF) [2013] Disponível em: <http://migre.me/ktnBL>, acesso em 15/07/14.
IBRAM. Documento Preliminar do Programa Nacional de Educação Museal. Brasília: s. n., 2013. 84 pp. (PDF) Disponível em: <http://migre.me/ks2cw>, acesso em 14/07/14. ICOM. Estatutos. In: Cadernos de Sociomuseologia, v. 15, n. 15 (1999); tradução de Ana Tavares. Disponível em: <http://migre.me/kHzCo>, acesso em 29/07/14. [Versão adotada pela 16a Assembleia geral do ICOM (Haia, Países-Baixos, 5 de Setembro de 1989) e modificada pela 18a Assembleia geral do ICOM (Stavanger, Noruega, 7 de Julho de 1995)]
LACLAU, Ernesto. A razão populista; tradução de Carlos Eugênio Marcondes de Moura. São Paulo: Três Estrelas, 2013.
LAFORTUNE, Jean-Marie. De la médiation à la médiaction: le double jeu du pouvoir culturel en animation. Lien social et politiques, n. 60. s.l.: Érudit, 2008, pp. 49-60. Disponível em: <http://migre.me/ftWbY>, acesso em 06/12/13.
MARTINS, Luciana C. A constituição da educação em museus: o funcionamento do dispositivo pedagógico por meio de um estudo comparativo entre museus de artes plásticas, ciências humanas e ciência e tecnologia; orientação de Martha Marandino. São Paulo: FE/USP, 2011. 390 pp. [Tese de doutorado]
MONTERO, Javier R. Experiencias de mediación crítica y trabajo en red en museos: de las políticas de acceso a las políticas en red. Revistas Museos, n. 31. Santiago: DIBAM, 2012, pp. 76-87.
ROLNIK, Suely. Cartografias sentimentais: transformações contemporâneas do desejo. Porto Alegre: Sulina; Ed. da UFRGS, 2011.
SOUZA, Jessé. Os batalhadores brasileiros: nova classe média ou nova classe trabalhadora? 2. ed. rev. e ampl. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2012.
ZERO HORA. Mediadores fazem manifestação contra organização da Bienal. [2013] Disponível em: <http://migre.me/iSw7R>, acesso em 21/04/14.