Desenvolvimento de empreendimento econômico solidário
Um estudo sobre a coopercanção ”“ Maringá/PR
Palavras-chave:
Economia Solidária; Coopercanção; Coleta e reciclagem; Sucatas eletrônicasResumo
Os empreendimentos de Economia Solidária têm crescido, no mundo e no Brasil, em razão do aumento da pobreza e das desigualdades, oriundas do Capitalismo que é fundamentalmente concentrador e excludente. A Coopercanção, objeto deste artigo, é uma cooperativa de catadores e recicladores de lixo eletrônico do Município de Maringá, cujos cooperados encontraram na coleta e nos processos de reciclagens, meios de sobrevivência e de inclusão no mercado de trabalho, por meio dos princípios coletivistas. O objetivo foi verificar se a cooperativa tem se desenvolvido e apresentado crescimento e rentabilidade aos cooperados, desde a sua fundação até os dias atuais. Como resultado tem-se que a cooperativa vem contribuindo decisivamente para a melhoria de vida e renda dos cooperados.
Referências
BORGES, W.A; NASCIMENTO, A. A; ESCARANTE, A.D. et al. Incubação de empreendimentos econômicos solidários (EES) formados por catadores de materiais recicláveis. Anais do 32º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS). 18 a 20 de agosto de 2014. Disponível em: www.unitrabalho.uem.br. Acesso em 11 nov. 2016.
BRUE, S. História do pensamento econômico. São Paulo: Thomson, 2005.
COOPERCANÇÃO. Arquivos e documentos. Maringá: Coopercanção, 2015.
CULTI, M. N. Incubadora universitária de empreendimentos solidários: aspectos conceituais e práxis dos processos de incubação. Paraná: Cauiás, 2011.
DUARTE, N. Formação do Indivíduo, Consciência e Alienação: o ser humano na psicologia de Leontiev. Caderno Cedes, Campinas, vol. 24, n. 62, 2004.
FEIJÓ, R. História do pensamento econômico. 2. Ed. São Paulo: Atlas, 2017.
GAIGER, L. I. A presença política da Economia Solidária. In: GEORGES, I, LEITE, M. de P. Novas configurações do trabalho e economia solidária. São Paulo: Annablume,
2009.
LECHAT, N. M. P. As raízes históricas da economia solidária e seu aparecimento no Brasil. In: BARCELOS, E. S. et all (Orgs). Economia Solidária: sistematizando experiências. Rio Grande do Sul: Unijai, 2010.
OCB-Organização das Cooperativas Brasileiras. Apresentação Institucional Sistema Cooperativista, 2010. Disponível em: www.ocb.org.br. Acesso em: 26 jan 2016.
RODRIGUES, F. L.; CAVINATTO, V. M. Lixo: de onde vem? Para onde vai? São Paulo: Moderna, 1997.
SANDRONI, P. Dicionário de Administração e Finanças. São Paulo: Best Seller, 1996.
SINGER, P. Introdução à Economia Solidária. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2002.
SINGER, P. O que é Economia. Brasiliense: São Paulo, 1998.
SINGER, P. Economia Solidária Versus Economia Capitalista. Soc. Estado (online), v. 16, n 1-2, pp.100-112, 2001. Disponível em: www.scielo.br/scileo. Acesso em: 03 jul 2017.