a hegemonia europeia e a falta da arte oriental no departamento de artes visuais da UnB
DOI:
https://doi.org/10.26512/mgraph.v2i2.7349Abstract
Este artigo apresenta, de forma modificada, o projeto de pesquisa elaborado como requisito para a aprovação na disciplina Projeto Interdisciplinar ministrada pelo prof. Dr. Cayo Honorato no Curso de Graduação em Artes Visuais (Bacharelado/Licenciatura) pelo Departamento de Artes Visuais da Universidade de Brasília no primeiro semestre de 2017. Essa pesquisa será realizada para a busca de respostas sobre o porquê de, no Departamento de Artes Visuais (VIS) da UnB, ser enfatizado o conhecimento artístico de uma parte tão pequena de um planeta tão vasto: sobre o porquê de mal vermos história da arte oriental no departamento, ao longo da formação. Nesse sentido, a pesquisa não será sobre a arte em si, mas principalmente sobre a colonização do saber, o sistema capitalista no qual estamos inseridos, o poder econômico concentrado em alguns territórios do mundo, concedendo certa autoridade, que diz respeito principalmente à questão da dominação dos mais ricos sobre outros, definindo quais produções no mundo têm mais valor, seja ele estético, cultural, espiritual ou financeiro.
References
BELL, Julian . Uma Nova História da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
BONNICI, T. O pós-colonialismo e a literatura: estratégias de leitura (1900 a 2001).[online]
BRAUDEL, F. Civilização Material, Economia e Capitalismo séculos XV ao XVIII:As Estruturas do cotidiano. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
SAID, Edward. Orientalismo.O Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo:Cia das Letras, 1996.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.