Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

A Linhas Críticas aceita submissões em português, espanhol e inglês de artigos, ensaios, entrevistas, resenhas de livro e apresentações de dossiê. As resenhas devem ser de livro publicado nos últimos 2 anos.

Tipo de manuscrito Avaliação por pares duplo-anônima Título em PT, ES, EN Resumo em PT, ES, EN Palavras-chave em PT, ES, EN Caracteres (mínimo) Caracteres (máximo)
Artigo Sim Sim Sim Sim 30.000 50.000
Ensaio Sim Sim Sim Sim 30.000 50.000
Entrevista Não Sim Não Não 30.000 45.000
Resenha Sim Sim Não Não   10.000
Apresentação de dossiê Não Sim Não Não   10.000

 

Formatação do texto

Orientações completas sobre a formatação do documento, incluindo citações e referências (Estilo APA) se encontram no modelo.

 

Coautoria

Consideramos como autores(as) aqueles que têm efetiva contribuição intelectual e científica na realização do trabalho. O(a) autor(a) principal é o responsável pela submissão, identificação dos(as) demais autores(as), comunicação com a editoria da revista e integridade ética do artigo como um todo, assumindo a responsabilidade pela participação efetiva de cada autor(a) e que todos os(as) autores(as) concordaram com o conteúdo do artigo.

A Declaração de autoria deve ser preenchida pelo(a) autor(a) principal e inserida no sistema no momento da submissão.

 

Não serão avaliados manuscritos

  • Encaminhados concomitantemente para mais de uma revista;
  • Simultâneos (dois ou mais artigos de um mesmo autor);
  • De um mesmo autor ou coautor em um mesmo biênio, seja na posição de autor principal ou coautor do artigo;
  • De autores vinculados à Universidade de Brasília em um percentual superior a 5% do volume anual.
  • De membros do comitê editorial, mesmo quando em coautoria.
  • Que se configurem em relatos de experiência.

 

Processo de avaliação

Após a submissão, os manuscritos passam pela primeira decisão editorial. Os manuscritos não rejeitados são submetidos ao desk review. Artigos, ensaios e resenhas de livros passam também por avaliação duplo-anônima por pares. O processo de avaliação da Linhas Críticas é detalhado abaixo: 

Primeira decisão editorial
Os manuscritos serão avaliados quanto à sua consistência, rigor, originalidade e aderência ao foco e escopo da revista (mais informações sobre a revista, tempos médios de avaliação e taxas de rejeição: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/about).
O manuscrito rejeitado sofrerá um embargo de dois meses para reenvio, visando tempo suficiente sua adequação. 

Desk review
No desk review, são verificados os aspectos formais do manuscrito: citações, referências, formatação geral, similaridades e declaração de autoria. Excepcionalmente, os(as) autores(as) poderão ter até 14 dias para ajustes. Em caso de não atendimento a qualquer uma das orientações da revista, a submissão será arquivada, e o manuscrito sofrerá um embargo de um mês para reenvio, visando tempo suficiente sua adequação. 

Avaliação duplo-anônima por pares (double blind peer review)
Após o desk review, os textos do tipo artigo, ensaio e resenha são submetidos à avaliação pelos pares duplo-anônima (double blind peer review), sendo analisados por, pelo menos, dois avaliadores externos (instituição diferente daquela dos/as autores/as) de modo anônimo (sem a identificação de autoria e avaliadores) para emissão de pareceres.
Os pareceres emitidos podem recomendar: Aceitar; Correções obrigatórias; Submeter novamente para avaliação; Submeter a outra revista; e Rejeitar.
Caso ocorram pareceres divergentes (por exemplo: aceitar ou correções obrigatórias + rejeitar, submeter novamente para avaliação ou submeter a outra revista), poderá ser indicado um(a) terceiro(a) avaliador(a) ou submetido para decisão dos editores.
O manuscrito rejeitado sofrerá um embargo de dois meses para reenvio. 

Solicitações de reformulação
Os pareceres da avaliação do texto são encaminhados aos(às) autores(as), e podem indicar alterações ou adaptações necessárias. Esse procedimento visa a transparência da avaliação e o aprimoramento do texto.
Quando solicitado, o artigo deverá ser reformulado e reapresentado à revista (através do sistema) em até 3 semanas, a contar da data da solicitação de reformulação. Decorrido o prazo, se não houver resposta dos autores(as), o texto será rejeitado.
O manuscrito rejeitado sofrerá um embargo de dois meses para reenvio. 

Revisão e tradução
Após a aprovação para publicação, o texto deverá passar por revisão da norma culta, sob responsabilidade dos(as) autores(as). O serviço deverá ser executado por profissional qualificado(a), com posterior apresentação do recibo e/ou declaração de prestação do serviço, além do arquivo final com as marcas da revisão (em outra cor ou com a ferramenta de controle de alterações do editor de texto ativada). O prazo máximo para a devolução do texto revisado é de 7 (sete) dias. 
Opcionalmente, os (as) autores(as) poderão providenciar também a tradução do texto aprovado e revisado para o inglês e/ou espanhol, para publicação em formato multilíngue. O serviço deverá ser executado por profissional qualificado(a), com posterior apresentação do recibo e/ou declaração de prestação do serviço, além do arquivo final. O prazo máximo para a devolução do texto traduzido é de 14 (catorze) dias para a publicação síncrona ou de até 2 meses para a publicação assíncrona. 
Não haverá nenhum acordo comercial entre a Linhas Críticas e os(as) revisores(as) ou tradutores(as). Todo o processo terá como partes somente os(as) autores(as) e o(a) revisor(a) e/ou tradutor(a), incluindo, mas não limitado a: orçamento, contrato, pagamento e emissão de nota fiscal. 

 

Recusa

Os editores reservar-se-ão ao direito de recusar o artigo para o qual foram solicitadas reformulações que não foram atendidas, ou entregues fora do prazo. No que diz respeito à publicação, a palavra final é dos editores.

Após apreciação, e não sendo o artigo aprovado para a publicação, a revista comunicará ao autor sobre a decisão editorial através do sistema, e arquivará o artigo.

 

Software anti-plágio

O CopySpider é um software anti-plágio (detector de plágio) freeware, de interface simples e intuitiva, com alto desempenho computacional para testar documentos sob o crivo de existência de cópias indevidas de outros documentos disponíveis na internet. Similaridades acima de 3% deverão ser revisadas pelos autores.

 

Assédio

De acordo com o Regulamento da Revista qualquer tentativa de assédio ou pressão por parte do(s) autor (autores) sobre os membros do Comitê Editorial, para a publicação e/ou aprovação de artigos derivará na exclusão automática do texto submetido.

Condições para submissão

Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.

  • Ao submeter o manuscrito, os/as autores/as concordam com as Diretrizes para Autores e Condições para submissão.
  • A contribuição deve ser original, inédita e não avaliada em outra revista simultaneamente.
  • O arquivo da submissão deve estar em formato DOCX ou ODT. O manuscrito deve ter a formatação prevista no template.
  • Todos/as os/as autores/as do manuscrito devem estar identificados/as nos metadados do sistema e na Declaração de autoria.
  • Os/as autores/as devem possuir os direitos autorais das imagens que utilizar.

Política de Privacidade

Os nomes todas as informações pessoais do seu cadastro nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.