Investigación en futuros sociodigitales: demandas y affordances en evidéncia
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc30202454168Resumen
Susan Halford e Dale Southerton, pesquisadores e professores titulares da Universidade de Bristol, dividem a coordenação do Centro de Pesquisa em Futuros Sociodigitais (CenSoF), criado em 2022, com financiamento de 10 milhões de libras do Economic and Social Research Council (ESRC). Trata-se de uma iniciativa que reúne pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento de doze universidades do Reino Unido, de outras cinco universidades internacionais (da Itália, Noruega, Austrália, Estados Unidos e África do Sul), além de parceiros organizacionais não acadêmicos como o UK Department for Food and Rural Affairs (Defra), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), British Telecom Group, The National Cyber Security Center (NCSC), dentre outros.
Referencias
Adam, B. (2004). Towards a new sociology of the future. https://citeseerx.ist.psu.edu/document?repid=rep1&type=pdf&doi=aaba25a423dcca74d5a680b695f2ddb2452e5fe9
Barad, K. (2007). Meeting the Universe Halfaway: quantum physics and the entanglement of matter and meaning. Duke University Press.
Gibson, J. J. (1977). The Theory of Affordances. In R. Shaw, & J. Bransford (Eds.). Perceiving, Acting, and Knowing. Toward an Ecological Psychology (67-82). Lawrence Erlbaum Associates.
Halford, S., & Southerton, D. (2023). What Future for the Sociology of Futures? Visions, Concepts and Methods. Sociology, 57(2), 263-278. https://doi.org/10.1177/00380385231157586
Haraway D. (2016). Staying with the Trouble. Duke University Press.
Latour, B. (2005). Reassembling the social: an introduction to actor-network-theory. Oxford University Press.
Noble, S., & Roberts, S. (2019). Technological Elites, the Meritocracy, and Postracial Myths in Silicon Valley. In R. Mukherjee, S. Banet-Weiser, & H. Gray (Eds.). Racims Postrace (Report #: 6). https://escholarship.org/uc/item/7z3629nh
Rouse, J. (2007). Practice theory. In S. Turner, & M. Risjrod (eds.). Handbook of the Philosophy of Science (vol.15: Philosophy of Anthropology and Sociology). Elsevier.
Schatzki, T. R. (1996). Social Practices: a Wittgensteinian approach to human activity and the social. Cambridge University Press.
Sriprakash, A., Nally, D., Myers, K., & Pinto, P. R. (2020). Learning with the Past: Racism, Education and Reparative Futures. UNESCO. https://doi.org/10.17863/CAM.57781
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Priscila Gonsales, Susan Halford, Dale Southerton

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.