A autoridade do legado e a renovação do mundo segundo Larrosa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc30202453279

Palavras-chave:

Experiência, Construção de sentido, Autoridade

Resumo

Como seria pensar a educação não a partir da relação entre ciência e técnica e/ou teoria e prática, mas visando o par experiência e sentido? Tendo em vista que a análise de textos filosóficos, literários e a reflexão sobre sua própria experiência como professor são os eixos da experiência intelectual de Larrosa, encontramos uma discussão em torno dessa proposta na reflexão teórica de autores como Benjamin e Heidegger. Posteriormente, em um diálogo com a obra de Arendt, visando uma concepção de escola que pensa o comum e a capacidade de as novas gerações renovarem o mundo, Larrosa inova nossa possibilidade de pensarmos a concepção de experiência na escola ao insistir que se deve dar autoridade ao mundo, à tradição (restaurando a ideia de autoridade – não no sujeito e nem no professor). Entretanto, o que a experiência nos permite pensar, dizer, fazer no campo pedagógico?

Biografia do Autor

  • Ronaldo Manzi, Centro Universitário Mais, Inhumas, GO, Brasil

    Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo e pela Radboud Universiteit Nijmegen (cotutela de tese) (2013). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro Universitário Mais. Membro do grupo de pesquisa do Laboratório de Estudos em Teoria Social, Filosofia e Psicanálise, do Laboratório de Estudos em Teoria Social, Filosofia e Psicanálise do Centro-Oeste, da International Society of Psychoanalysis and Philosophy. E-mail: manzifilho@hotmail.com

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Publicado

14.11.2024

Edição

Seção

Ensaios

Como Citar

A autoridade do legado e a renovação do mundo segundo Larrosa. (2024). Linhas Crí­ticas, 30, e53279. https://doi.org/10.26512/lc30202453279

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