Lógicas da institucionalização da avaliação das escolas: uma meta-análise

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc30202453172

Palavras-chave:

Escola pública, Avaliação de escolas, Meta-análise

Resumo

O presente estudo organiza-se na linha dos estudos meta-analíticos, tendo como objeto de análise a avaliação de escolas, enquanto política educativa de charneira. Estando metodologicamente suportado na Teoria Fundamentada nos Dados, na linha da revisão sistemática qualitativa, o objetivo do estudo é sistematizar, de forma holística, os alinhamentos da avaliação de escolas em Portugal, enquanto objeto de estudo visado na investigação académica nacional. O quadro geral das nossas ilações aponta para uma normalização do funcionamento das escolas e dos sentidos da prestação do serviço educativo público no âmbito de uma cultura hegemónica de performatividade, definitivamente instituída pela avaliação interna e externa da escola pública portuguesa, cujos efeitos de democratização da decisão sobre a ação educativa surgem substancialmente diminuídos.

Biografia do Autor

  • Henrique Ramalho, Escola Superior de educação, Politécnico de Viseu, Portugal

    Professor Adjunto da Área Disciplinar de Ciências da Educação, do Departamento de Psicologia e Ciências da Educação –Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal. Doutor em Organização e Administração Escolar. Investigador Integrado do Centro de Estudos em Educação e Inovação (CI&DEI), do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal. E-mail: hpramalho@esev.ipv.pt

Publicado

16.12.2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Lógicas da institucionalização da avaliação das escolas: uma meta-análise. (2024). Linhas Crí­ticas, 30, e53172. https://doi.org/10.26512/lc30202453172

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