STREET ART, POETICS OF MOURNING AND POLITICAL MEMORY IN A SEMIOTIC LANDSCAPE IN SÃO PAULO, BRAZIL
DOI:
https://doi.org/10.26512/les.v25i2.55236Palavras-chave:
Marielle Franco Staircase, semiotic landscape, heterotopia, collective mourning, popular memoryResumo
A proposta deste estudo é refletir sobre o processo de produção de uma intervenção artístico-ativista em uma escada pública em São Paulo, em homenagem a Marielle Franco. A ação de sobre o espaço público é interpretada como a montagem de uma paisagem semiótica urbana que tem vinculação com movimentos sociais que reivindicam a resolução do crime e denunciam as políticas de morte direcionadas contra mulheres e populações periféricas e negras. Metodologicamente, a pesquisa empreendeu um trabalho empírico de visitas à escada e de formação de um corpus documental. Teoricamente, o texto trabalha com noções de paisagem (Jaworski; Thurlow, 2010; Zukin, 1991), monumento (García Canclini, 1995), heterotopia (Foucault, 1986) e montagem (Pignatari,1981). As análises exploram: a) a relação da paisagem com o ambiente em que se insere por parâmetros de indexicalidade de lugar; b) o processo de produção da paisagem em perspectivas diacrônicas e sincrônicas; c) a confluência de tempos como efeito comunicativo da intervenção urbana e d) as marcas das disputas na materialidade do monumento e nas performances ativistas.
Downloads
Referências
ASSMANN, J. Communicative and Cultural Memory. In: ERLL, A.; NÜNNING, A. (ed.). Cultural memory studies: An international and interdisciplinary handbook, 109-118. Berlin, Germany: Walter de Gruyter, 2008.
BACHELARD, G. The poetics of space. Translated by Maria Jolas. Boston, USA: Beacon Press, [1958]1994.
BAUMAN, R.; BRIGGS, C. Poetics and performances as critical perspectives on language and social life. Annual Review of Anthropology, v. 19, p. 59-88, 1990.
BRUM, E. Como enfrentar o sangue dos dias. El Pais, Brazil, March 26, 2018. Availiable at: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/03/26/politica/1522080125_945009.html. Retrieved: 30 January 2024.
CALDEIRA, T. Peripheral urbanization: Autoconstruction, transversal logics, and politics in cities of the global south. Environment and Planning D: Society and Space, v. 35, n. 1, p. 3-20, 2017.
CORRÊA, P. Por que a Prefeitura está pintando de branco o Escadão da Marielle? Carta Capital, January 16, 2019. Availible at: https://www.cartacapital.com.br/opiniao/por-que-a-prefeitura-esta-pintando-de-branco-o-escadao-da-marielle/ . Retrieved: 30 January 2024.
DERRIDA, J. Specters of Marx: The state of the debt, the work of mourning and the New International. Translated by Peggy Kamuf. London, UK/New York, USA: Routledge, 1994.
FOUCAULT, M. The subject and power. In Hubert Dreyfus & Paul Rabinow (ed.). Michel Foucault: Beyond structuralism and hermeneutics. Chicago, USA: The University of Chicago Press, 1983. p. 208-226.
FOUCAULT, M. Of other spaces. Diacritics, v. 16, n. 1, p. 22-27, 1986.
FRANCO, M. Mestre das periferias: o encontro de Ailton Krenak, Conceição Evaristo, Nêgo Bispo e Marielle Franco (in memorian). Rio de Janeiro (Brazil): EDUNIperiferias, 2020.
FUENTES, P. Monumentos públicos se inserem dentro das tensões da sociedade. Jornal da USP, São Paulo, Brazil, September 13, 2021. Available at: https://jornal.usp.br/atualidades/monumentos-publicos-se-inserem-dentro-das-tensoes-da-sociedade/. Retrieved: 30 January 2024.
GARCÍA CANCLINI, N. Hybrid cultures: Strategies for entering and leaving modernity. Minneapolis, USA: University of Minnesota Press, 1995.
GLOBO. Escadaria de Pinheiros ganha retrato gigante em homenagem a Marielle. G1, São Paulo (Brazil), March 20, 2018. Available at: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/escadaria-de-pinheiros-ganha-retrato-gigante-em-homenagem-a-marielle.ghtml. Retrieved: 30 January 2024.
GLOBO. Em SP, monumento a Marighella é coberto com tinta vermelha, e Escadão Marielle Franco, pichado com frase “Viva Borba Gato”. G1, São Paulo (Brazil), July 30, 2021. Available at: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2021/07/30/monumento-a-mariguella-e-coberto-com-tinta-vermelha-e-escadao-marielle-franco-pichado-com-frase-viva-borba-gato.ghtml. Retrieved: 30 January 2024.
GOFFMAN, E. The interaction ritual. American Sociological Review, v. 48, p. 1-19, 1983.
Halbwachs, M. On collective memory. Translated by Lewis A. Coser. Chicago, USA: University of Chicago Press, [1952] 1992.
Levinas, E. Totality and infinity: An essay on exteriotity. Translated by Alphonso Lingis. The Hague/Boston/London: Martinus Nijhoff, [1961]1979.
LUDUVICO. A história da escadaria Marielle Franco, em São Paulo. Educação e Território, Associação Cidade Escola Aprendiz, 2019. Available at: https://educacaoeterritorio.org.br/reportagens/historia-da-escadaria-marielle-franco-em-sao-paulo/. Retrieved: 30 January 2024.
JAWORSKI, A.; THURLOW, C. Semiotic landscapes: Language, image, space. London (UK): Continuum, 2010.
PALMA, D. O rosto, o nome e a fala: poéticas e políticas da espectralidade no Escadão Marielle Franco. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 63, n. 2, p. 306-320, 2024. Available at: https://doi.org/10.1590/01031813v63220248675630. Retrived: 30 July 2024.
PALMA, D.; SILVA, D. A Public Staircase for Marielle Franco. In: AILA Word Congress, 20th Anniversary, Lyon, 2023.
PIGNATARI, D. Montage, collage, bricolage or: Mixture is the spirit. Dispositio, v. 6, p. 41-44, 1981.
SCOLLON, R.; SCOLLON, S. W. Discourse in place: Language in the material world. London (UK): Routledge, 2003.
SEGANFREDO, T. Ao menos 14 obras em homenagem a Marielle Franco foram vandalizadas nos últimos anos. Nonada Jornalismo, 2023. Available at: https://www.nonada.com.br/2023/03/ao-menos-14-obras-em-homenagem-a-marielle-franco-foram-vandalizadas-nos-ultimos-anos/. Retrieved: 30 January 2024.
TEMPO. Escadão Marielle Franco é vandalizado com tinta vermelha: “Viva Borba Gato”. O Tempo, Contagem, Brazil. July 30, 2021. Available at: https://www.otempo.com.br/brasil/escadao-marielle-franco-e-vandalizado-com-tinta-vermelha-viva-borba-gato-1.2520408. Retrieved: 30 January 2024.
WILLIAMS, R. Marxism and literature. Oxford, UK/New York, USA: Oxford University Press, 1977.
ZUKIN, S. Landscapes of power: From Detroit to Disney World. Berkeley, USA: University of California Press, 1991.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos de Linguagem e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UnB é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 International license que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.