O LADO ‘NEGO’ DOS MEMES DA INTERNET

RELAÇÕES ENTRE LETRAMENTO VISUAL E A CONSTRUÇÃO DO NEGRO NO DISCURSO ONLINE

Autores

  • Jaime de Souza Júnior Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v17i2.4012

Palavras-chave:

Memes da Internet, Semiótica-social, Negro e discurso online, Identidades e letramento visual

Resumo

“Meme nego” foi o nome dado a um “evento digital” (SOUZA JÚNIOR, 2015a; 2015c, p.318) propagado nas redes sociais, no qual postagens apresentam a expressão “nego” associada a imagens e outros recursos léxico-gramaticais que se prestam a construir visões particulares sobre o negro no discurso online. Os posts trazem majoritariamente participantes negros sendo retratados em diversas criações semiótico-discursivas (KRESS e VAN LEEUWEN, 2000; KRESS, 2015; SOUZA JÚNIOR, 2016), e veiculando padrões de composição e de indicação de propósitos/proposições multimodais reconhecidos como “memes da internet” (SOUZA JÚNIOR, 2015a). Assim, tomamos os eventos digitais como “eventos sociais” (FAIRCLOUGH, 2001; 2004) e, também, como fonte de posts/textos (em sentido amplo), objetivando: a)  relatar como tais textos podem ser utilizados na produção de atividades pedagógicas (SOUZA JÚNIOR, 2015a; 2015c), mais especificamente, no caso em tela, contemplando a questão racial no contexto brasileiro; b) promover oportunidades para (de/em)bates na perspectiva de mudança social (FAIRCLOUGH, 2001; 2004; 2014), tendo como ponto de partida a sugestão de atividade de letramento visual crítica relacionada com as  postagens coletadas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jaime de Souza Júnior, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ

    Doutorando em Linguística Aplicada com ênfase interdisciplinar e membro do Núcleo de Estudos em Discursos e Sociedade (NuDes/UFRJ). Professor de Língua Portuguesa/Inglesa (SME/RJ). Áreas de interesse/pesquisa/publicação: Linguagem, Discurso, Identidade, Práticas Sociais e Trajetórias de Propagação via Mídias (tradicional/digitais/sociais); Ensino de Língua Estrangeira/ Materna e TICs; Multiletramentos

Downloads

Publicado

2016-12-21

Edição

Seção

Artigos de pesquisa

Como Citar

O LADO ‘NEGO’ DOS MEMES DA INTERNET: RELAÇÕES ENTRE LETRAMENTO VISUAL E A CONSTRUÇÃO DO NEGRO NO DISCURSO ONLINE. (2016). Cadernos De Linguagem E Sociedade, 17(2), 99-121. https://doi.org/10.26512/les.v17i2.4012