(DES)CONSTRUÇÃO DA BELEZA FEMININA: ETHOS DISCURSIVO EM CAMPANHA DE DOVE

Autores

  • Rafael Prearo-Lima Instituto Federal São Paulo - campus Bragança Paulista
  • Patrícia Silvestre Leite Di Iório Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v19i2.16897

Palavras-chave:

Discurso publicitário, Cenografia, Ethos discursivo

Resumo

Campanhas de beleza destinadas ao público feminino costumam ser marcadas por estereótipos de beleza inatingíveis para a mulher comum. No entanto, a campanha “Retratos da Real Beleza”, de Dove, lançada em 2013, corpus deste artigo, possui como proposta valorizar todos os tipos de beleza femininos. Sob o fundamento teórico-metodológico da Análise do Discurso, especialmente nos estudos de Maingueneau (1997, 2008, 2013, 2014), que discorre sobre cenas de enunciação, cenografia e ethos discursivo, propomos investigar a construção da cenografia e do ethos discursivo feminino nessa campanha. Os resultados da análise indicam uma ruptura nos discursos presentes na sociedade no que diz respeito à percepção da mulher em relação a sua própria beleza.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rafael Prearo-Lima, Instituto Federal São Paulo - campus Bragança Paulista

    Doutorando em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Ibilce), campus São José do Rio Preto. Docente do Instituto Federal São Paulo (IFSP - campus Bragança Paulista).

  • Patrícia Silvestre Leite Di Iório, Universidade Cruzeiro do Sul

    Doutora em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), Docente do Mestrado em Linguística da Universidade Cruzeiro do Sul ”“ SP.

Downloads

Publicado

2018-10-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

(DES)CONSTRUÇÃO DA BELEZA FEMININA: ETHOS DISCURSIVO EM CAMPANHA DE DOVE. (2018). Cadernos De Linguagem E Sociedade, 19(2), 141-155. https://doi.org/10.26512/les.v19i2.16897