ESTUDOS CRÍTICOS DO DISCURSO E COGNIÇÃO SOCIAL EM TEMPOS DE ULTRAPOLARIZAÇÃO POLÍTICA: AS CONTRIBUIÇÕES DE TEUN A. VAN DIJK
DOI:
https://doi.org/10.26512/les.v25i1.53817Palabras clave:
análise do discurso crítica, sociocognição, ideologia, polarização política, movimentos sociaisResumen
Teun A. van Dijk é professor da Universidade Pompeu Fabra e diretor do Centre of Discourse Studies, em Barcelona. Foi professor de estudos do discurso na Universidade de Amsterdã entre 1980 e 2004. No início de sua trajetória acadêmica, produziu trabalhos nas áreas de poética generativa, gramática de texto e psicologia do processamento textual. Desde 1980, dedica-se aos estudos do discurso em perspectiva crítica, a partir de parâmetro sociocognitivo, com foco em ideologia e relações de poder. Sua obra constitui-se como um dos pilares teóricos e metodológicos da análise do discurso crítica (ADC). Em dezembro de 2023, van Dijk lançou o livro Social Movement Discourse: An Introduction, que oferece, a partir do estudo da iniciativa Welcome Refugees, um olhar cuidadoso sobre as diferentes representações discursivas que os movimentos sociais podem assumir (a publicação está em fase de tradução para o português). Entre a sua vasta produção, destacam-se títulos como The Handbook of Discourse Analysis (1985), Cognição, Discurso e Interação (1992), Discurso, Notícia e Ideologia (2005), Discurso e Poder (2008), Racismo e Discurso na América Latina (2008), Discurso e Contexto: Uma abordagem sociocognitiva (2012) e Discurso Antirracista no Brasil: da abolição às ações afirmativas (2021). Van Dijk é também editor dos periódicos Discourse & Society, Discourse Studies e Discourse & Communication. Nesta entrevista, fala sobre o que o motivou a escrever o novo livro e comenta aspectos de ideologia e cognição social dos discursos que circulam pelas plataformas digitais em tempos de ultrapolarização política.
Descargas
Referencias
SCHANK, R.; ABELSON, R. Scripts, Plans, Goals and Understanding: An Inquiry Into Human Knowledge Structures. New Jersey: Lawrence Eribaum Associates, 1977.
VAN DIJK, T. A. The Handbook of Discourse Analysis. London: Academic Press, 1985.
VAN DIJK, T. A. Cognição, Discurso e Interação. São Paulo: Contexto, 1992.
VAN DIJK, T. A. Discurso, Notícia e Ideologia. Porto: Campo das Letras, 2005.
VAN DIJK, T. A. Discurso e Poder. São Paulo: Contexto, 2008.
VAN DIJK, T. A. Racismo e Discurso na América Latina. São Paulo: Contexto, 2008.
VAN DIJK, T. A. Discurso e Contexto: Uma abordagem sociocognitiva. São Paulo: Contexto, 2012.
VAN DIJK, T. A. How Globo media manipulated the impeachment of Brazilian President Dilma Rousseff. Discourse & Communication, v. 11, v. 2, p. 199-229, fev. 2017.
VAN DIJK, T. A. Discurso Antirracista no Brasil: da abolição às ações afirmativas. São Paulo: Contexto, 2021.
VAN DIJK, T. A. Frame Analysis. Discourse Studies, v. 25, n. 2, p. 151-152, fev. 2023.
VAN DIJK, T. A. Social Movement Discourse: An Introduction. London; New York: Routledge, 2023.
VAN DIJK, T. A.; KINTSCH, W. Strategies of Discourse Comprehension. London: Academic Press, 1983.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Cadernos de Linguagem e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UnB é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.