METÁFORAS VISUAIS NA ANÁLISE DO DISCURSO CRÍTICA

Autores/as

  • Regysane Botelho Cutrim Alves Universidade Federal do Maranhão - Universidade de Brasília (Doutoranda)

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v17i2.4020

Palabras clave:

Metáforas visuais, Análise do discurso crítica, Publicidade

Resumen

Este artigo visa refletir a respeito das metáforas visuais nas construções discursivas e seu potencial como categoria de análise para estudos críticos realizados em uma perspectiva discursiva e multimodal. O estudo tem como principais referências teóricas Lakoff e Johnson (2002 [1980]), van Leeuwen (2005) e Fairclough (2001[1992]). As metáforas visuais presentes em dois anúncios publicitários foram analisadas buscando identificar seu potencial na construção de sentidos que podem ser utilizados na interpretação das ideologias e representações sociais construídas no discurso. O estudo mostrou a contribuição das metáforas visuais para a Análise do Discurso Crítica, especialmente quando considera textos multimodais. 

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Regysane Botelho Cutrim Alves, Universidade Federal do Maranhão - Universidade de Brasília (Doutoranda)

    Professora de Portugês e Inglês no Centro de Ciências Sociais, da Saúde e Tecnologia da Universidade Federal do Maranhão. 

    Doutoranda em Linguística na Universidade de Brasília.

Publicado

2016-12-21

Número

Sección

Artigos de pesquisa

Cómo citar

METÁFORAS VISUAIS NA ANÁLISE DO DISCURSO CRÍTICA. (2016). Cadernos De Linguagem E Sociedade, 17(2), 122-137. https://doi.org/10.26512/les.v17i2.4020