(Conceptual metaphors in the construction of social representation of poverty by Argentinian media

Authors

  • Gênesson Johnny Lima Santos Correio Universidade Federal do Ceará
  • Tiago Alves Nunes Universidade Federal do Ceará
  • Lívia Márcia Tiba Rádis Batista Instituto Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v16i1.7538

Keywords:

media; conceptual metaphors; social representation; poverty

Abstract

Latin America concentrates one of the highest poverty rates in the world. Contributing to the understanding of the discursive construction process of social representation (SR), the analysis of discursive aspects involved in the SR construction of the object poverty in the Argentinian media is intended. There are used as SR vector the conceptual metaphors present in periodic reports in El Clarín and La Nación published between January 2007 and December 2008, the transitional period of
the Kirchner Governments. As theoretical support the works of van Dijk (1990, 2005, 2008), Moscovici (1978, 2009), Thompson (2008) and Lakoff & Johnson (1998) are highlighted.

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Author Biographies

  • Gênesson Johnny Lima Santos Correio, Universidade Federal do Ceará

    Mestrando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da Universidade Federal do Ceará - UFC. Graduado em Letras (licenciatura), com habilitação em Português/Espanhol e suas respectivas literaturas, pela mesma universidade. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino e Aprendizagem de Línguas Adicionais (GEALA), cadastrado no CNPq. Desde 2011, integra a equipe executiva da Entrepalavras, revista de Linguística vinculada ao Departamento de Letras Vernáculas (DLV) da supracitada universidade. É professor efetivo de língua portuguesa da rede estadual de ensino básico do Ceará e professor-tutor do Curso Semipresencial de Licenciatura em Letras-Português ofertado pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) em parceria com o Instituto UFC virtual.

  • Tiago Alves Nunes, Universidade Federal do Ceará

    Mestrando em Linguística do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da UFC. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino e Aprendizagem de Línguas Adicionais (Geala), vinculado ao DGP/CNPq. Atua nas áreas: Linguística Aplicada e Estudos Críticos do Discurso, dedicando-se aos seguintes temas: ensino e aprendizagem de línguas; multiletramentos; representação social e ideologia. É professor de Língua Portuguesa da rede de educação básica do Estado do Ceará e professor-tutor do curso semipresencial em Licenciatura em Letras-Português pelo Instituto UFC Virtual/Universidade Aberta do Brasil. 

  • Lívia Márcia Tiba Rádis Batista, Instituto Federal da Bahia

    É professora associada I da UFBA. Foi professora efetiva da Universidade Federal do Ceará (2003-2015), com a qual mantém vínculo através do Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGL) e no ProfLetras desta Universidade. Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Possui Mestrado em Letras (Língua Espanhola e Literatura Espanhola e Hispano-Americana) e em Educação, ambos pela Universidade de São Paulo (USP). Tem Pós-Doutorado pela Universidade Pompeu Fabra (Barcelona). É líder do Grupo de Pesquisa Ensino e Aprendizagem de Línguas Adicionais (GEALA-CNPq)e integrante do GT da ANPOLL Ensino e Aprendizagem na perspectiva da Linguística Aplicada.

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Published

2015-06-29

Issue

Section

Artigos de pesquisa

How to Cite

(Conceptual metaphors in the construction of social representation of poverty by Argentinian media. (2015). Papers of Language and Society, 16(1), 173-190. https://doi.org/10.26512/les.v16i1.7538