A PESQUISA COM CRIANÇAS

PIMENTA NO JARDIM DOS OUTROS

Authors

  • Nelson Barros da Costa Universidade Federal do Ceará
  • Nara Maria Forte Diogo Rocha Universidade Federal do Ceará
  • Maria de Fátima Vasconcelos da Costa Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v18i2.5791

Keywords:

Análise de Discurso, Discurso lúdico, Pesquisa com crianças, Atos de fala, Ethos discursivo

Abstract

O presente exercício analítico objetiva experimentar a Análise de Discurso como via de entendimento do que pesquisadores podem aprender a partir da brincadeira com crianças na escola. A noção de criança como interlocutor qualificado na relação com o adulto, pondo em xeque a colonialidade do poder adulto, impõe que as pesquisas com crianças adotem abordagens que permitam o acesso ao modo como elas interpretam as suas vivências.  Os aportes da psicologia sócio-histórica, da sociologia da infância e da análise do discurso de autores como Bakhtin (Volochínov) (2006) e Maingueneau (2005, 2010) permitiram a construção do quadro teórico metodológico. A cena enunciativa em análise, uma interação que se dá num setting lúdico, foi produzida no âmbito de um estudo etnográfico com crianças de uma escola de educação infantil e aqui foi tomada como um analisador do caráter assimétrico da relação pesquisador(a)/pesquisad@. Conclui-se que, neste episódio, a pesquisa com crianças aparece como um exercício que exige d@ pesquisador(a) uma atenção especial para a relação alteritária.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Nelson Barros da Costa, Universidade Federal do Ceará

    Doutor em Linguística Aplicada (PUC-SP / Paris XII), mestre em Educação Brasileira (UFC). Líder do Grupo Discurso, Cotidiano e Práticas Culturais (Grupo Discuta) e professor do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFC.

  • Nara Maria Forte Diogo Rocha, Universidade Federal do Ceará

    Mestre em Psicologia (UFC) e Doutora em Educação Brasileira (UFC/Universidade do Porto), autora da pesquisa da qual este artigo deriva, defendida no PPGEB-UFC, sob a orientação da Profa. Dra. Maria de Fátima Vasconcelos da Costa. Financiamento CAPES. Leciona no curso de Psicologia da UFC (Campus Sobral).

  • Maria de Fátima Vasconcelos da Costa, Universidade Federal do Ceará

    Mestre e Doutora em Educação Brasileira (UFC / Paris XIII). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da UFC e líder do Grupo de Pesquisa Ludice (Ludicidade, Discurso e Identidade nas Práticas Educativas).

Published

2017-10-06

How to Cite

A PESQUISA COM CRIANÇAS: PIMENTA NO JARDIM DOS OUTROS. (2017). Papers of Language and Society, 18(2), 64-79. https://doi.org/10.26512/les.v18i2.5791