Signos ideológicos e vozes sociais em um colégio da brigada militar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v22i2.34674

Palavras-chave:

Interação, Colégio Militar, Heteroglossia Dialogizada

Resumo

Este trabalho discute a dinâmica interacional do Colégio Tiradentes da Brigada Militar - Passo Fundo/RS (CTBM-PF). O estudo configura-se no âmbito da Análise Dialógica do Discurso, do Círculo de Bakhtin, tendo como objetivo analisar as relações dialógicas na dinâmica interacional do CTBM-PF, verificando a relação do uso de signos com a atmosfera heteroglóssica dialogizada no contexto social de um colégio militar e sua tensão de forças e vozes sociais. O trabalho constata que interagir é trabalhar nas fronteiras de diferentes vozes sociais, ambiente que gera tensões dialógicas e que constituem os sujeitos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • João Ricardo Fagundes dos Santos, Universidade de Passo Fundo

    Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo - PPGL-UPF (2020), na linha de pesquisa Constituição e Interpretação do Texto e do Discurso. Graduado em Letras (habilitação Língua Portuguesa e Inglesa e Respectivas Literaturas), pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2016). Realizou mobilidade acadêmica nos cursos Licenciatura em Ciências da Linguagem e Mestrado em Ensino do Português e Línguas Clássicas da Faculdade de Letras da Universidade do Porto-Porto/Portugal (2014). Foi bolsista PIBID (UPF - Língua Portuguesa e Língua Inglesa) e monitor do Programa Mais Educação. Atualmente trabalha como professor de Língua Portuguesa, Literatura e Redação, na Escola Redentorista Instituto Menino Deus e na Escola Notre Dame Menino Jesus. Também trabalha como assessor pedagógico e formador de professores pela SM Educação.

  • Marlete Sandra Diedrich, Universidade de Passo Fundo

    Graduada em Letras pela Universidade de Passo Fundo (1994), com Mestrado em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001) e com Doutorado em Estudos da Linguagem - Teorias do Texto e do Discurso pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Foi coordenadora institucional do Pibid UPF de 2013 a 2016. Atualmente é professora da Universidade de Passo Fundo, atuando especialmente nos cursos de Licenciatura da Instituição e no Programa de Pós-Graduação em Letras. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em teorias do texto e do discurso. São temas recorrentes em seus trabalhos: texto falado, discurso e enunciação, linguagem da criança, ensino de língua materna. É sócio efetivo da Associação Brasileira de Linguística - ABRALIN e da Associação de Linguística e Filologia da América Latina - ALFAL. É membro do Grupo de Trabalho Estudos em Aquisição da Linguagem Oral e Escrita da ANPOLL.

Referências

BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Flores, 2011.

BAKHTIN, M. M.; VOLOCHÃNOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem. Trad. Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 13. ed. São Paulo: Hucitec, 2009.

FARACO, C. A. Linguagem e diálogo: as ideias linguísticas do círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

KERBRAT-ORECCHIONI, C. Análise da Conversação. Tradução de Carlos Piovezani Filho. São Paulo: Parábola, 2006.

RIO GRANDE DO SUL (Estado). Portaria nº 535/EMBM/2012. Manual do Aluno, Regulamento de Uniformes, Insígnias, Distintivo e Apresentação Pessoal dos Colégios Tiradentes da Brigada Militar (RUAP/CTBM), Regulamento Disciplinar dos Colégios Tiradentes da Brigada Militar (RD/CTBM). 13 de dezembro de 2012. Disponível em: https://colegiotiradentes.g12.br/institucional/legislacao/manual-do-aluno-tiradentes/. Acesso em: 09 nov. 19.

SANTOS. J. R. F. A dinâmica internacional em um colégio da Brigada Militar: os rituais de interação, as vozes sociais e as fronteiras discursivas. 2020. 162 f. Dissertação (Mestrado em Letras) ”“ Universidade de Passo Fundo, RS, 2020.

SOBRAL, A.; GIACOMELLI, K. Observações didáticas sobre a análise dialógica do discurso - ADD. Domínios de Lingu@Gem, v. 10, p. 1076-1094, 2016.

VASILEV, N. L. A história da questão sobre a autoria dos “textos disputados” em estudos russos sobre Bakhtin (M. M. Bakhtin e seus co-autores). In: FARACO, C. A.; TEZZA, C.; CASTRO, G. Vinte ensaios sobre Mikhail Bakhtin. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006, p. 290-304.

Downloads

Publicado

2021-12-19

Como Citar

Signos ideológicos e vozes sociais em um colégio da brigada militar. (2021). Cadernos De Linguagem E Sociedade, 22(2), 79-96. https://doi.org/10.26512/les.v22i2.34674