Discursos publicitários do agronegócio: sentidos da carne na sociedade brasileira contemporânea

Autores

  • Manoel Sebastião Alves Filho Universidade Federal de São Carlos/Programa de Pós-Graduação em Linguística
  • Carlos Piovezani Universidade Federal de São Carlos/Departamento de Letras e Programa de Pós-Graduação em Linguística

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v21i2.31243

Palavras-chave:

Discurso do Agronegócio Brasileiro, Discurso Publicitário

Resumo

O artigo pretende analisar discursos publicitários do agronegócio nacional, com o intuito de melhor compreender um paradoxo da sociedade contemporânea: o consumo acentuado de carne, a matança sistemática de milhões de animais simultâneos a um recrudescimento da sensibilidade humana à causa animal. Com base na Análise do discurso derivada de Michel Pêcheux e em contribuições de Michel Foucault, procuramos analisar a produção dos sentidos veiculados em comerciais das empresas Friboi e Sadia. Este recorte nos permitiu identificar sentidos da carne como um instrumento de socialização, não como um corpo animal.

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Biografia do Autor

  • Manoel Sebastião Alves Filho, Universidade Federal de São Carlos/Programa de Pós-Graduação em Linguística

    Manoel Sebastião Alves Filho: Doutorando no PPGL da Universidade Federal de São Carlos. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo ”“ FAPESP [Processo nº 2019/17099-6].

    Lattes: http://lattes.cnpq.br/7789094287886685.

    Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4798-7581.

    Carlos Piovezani: Professor Associado do Departamento de Letras e do PPGL da Universidade Federal de São Carlos. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

    Lattes: http://lattes.cnpq.br/1677609008094603.

    Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3612-983X.

  • Carlos Piovezani, Universidade Federal de São Carlos/Departamento de Letras e Programa de Pós-Graduação em Linguística

    Professor Associado do Departamento de Letras e do PPGL da UFSCar. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Referências

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

Discursos publicitários do agronegócio: sentidos da carne na sociedade brasileira contemporânea. (2020). Cadernos De Linguagem E Sociedade, 21(2), 219-239. https://doi.org/10.26512/les.v21i2.31243