Haitianos no ensino superior brasileiro e suas narrativas sobre as relações raciais brasileiras

Autores/as

Palabras clave:

estudantes haitianos, imigração haitiana, relações raciais no Brasil

Resumen

O presente artigo discute as narrativas sobre as relações raciais brasileiras de estudantes haitianos, tendo como espectro explicativo suas trajetórias. Com base na pesquisa etnográfica realizada entre os anos de 2017 e 2018, a qual definiu como universo de pesquisa os alunos haitianos ingressantes deste período, foram entrevistados sete estudantes na Universidade Federal de Santa Maria, com o objetivo de entrelaçar suas perspectivas sobre as relações raciais brasileiras com suas trajetórias. A pergunta norteadora da pesquisa é: quais são as interpretações dos estudantes haitianos sobre as relações raciais no Brasil e como eles elaboram essas interpretações? Os interlocutores desta pesquisa apresentam interpretações que minimizam as experiências de racismo no Brasil quando comparadas à experiência da diáspora anterior à chegada ao Brasil. Justificam essa postura pela sua história de resistência haitiana, bem como pelas suas perspectivas de vida na obtenção do diploma de ensino superior.

Biografía del autor/a

  • Bruna Ribeiro Troitinho, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Brasil

    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da UFSM. Membro dos grupos de pesquisa Estudos Contemporâneos e Direitos Humanos e Mobilidade Humana Internacional.

  • Maria Clara Mocellin, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Brasil

    Doutora em Ciências Sociais e professora do Departamento de Ciências Sociais da UFSM. Membro dos grupos de pesquisa Estudos Contemporâneos e Direitos Humanos e Mobilidade Humana Internacional.

Publicado

2022-04-19

Número

Sección

Dossiê Resistência Afro na América Latina

Cómo citar

Haitianos no ensino superior brasileiro e suas narrativas sobre as relações raciais brasileiras. Interethnic@ - Revista de Estudios en Relaciones Interétnicas, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 72–99, 2022. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/interethnica/article/view/24248. Acesso em: 22 feb. 2025.