Identidade, território e interesses entre os índios Jenipapo-Kanindé do Ceará
Palabras clave:
Relações interétnicas. identidade. narrativa.Resumen
Nos dois capítulos que antecedem este texto na minha dissertação de mestrado, intitulada Identidade, cultura e interesses: a territorialidade dos índios Jenipapo-Kanindé do Ceará, busquei analisar as características da história e relação que apresentam a Encantada como um “lugar antropológico” (Marc Augé,1994). Fiz isso a partir das narrativas sobre os encantos da lagoa, da lógica e divisão do trabalho e, por último, da sua cultura de existência, expressada ali na caracterização de suas atividades sustentáveis e nos ideais de propriedade que os Jenipapo-Kanindé revelam. Dando continuidade a essa reflexão, trago oportunamente neste trabalho a discussão sobre o caráter de identidade que esse lugar expressa, dando ênfase à fluidez de interesses que dela decorre em virtude, sobretudo, das intenções nativas que nem sempre se encontram convergindo, quando são relacionadas ao uso que fazem ou irão fazer de suas terras, especialmente após a conclusão do processo demarcatório em que estão inseridos.
Referencias
AUGÉ, Marc Não-Lugares. Introdução a uma Antropologia da Supermodernidade. São Paulo: Papirus, 1994.
Barth, Frederik. Los Grupos Étnicos y sus Fronteiras. Fondo de Cultura Econômica, Mexico,1976
Bezerra, Roselane G.; SOUSA, C. Kleber S. de . Os Ãndios da Lagoa da Encantada: uma Análise Demográfica Autônoma. Comunicação apresentada no V Encontro de Antropólogos do Norte / Nordeste, Recife, 1997.
Bezerra, Roselane G. O Despertar de uma Etnia: o Jogo do (Re)conhecimento da Identidade Indígena Jenipapo-Kanindé. Fortaleza, Dissertação de Mestrado/UFC, 1999.
Bordieu, Pierre. O Poder Simbólico. Lisboa/Rio de Janeiro: DIFEL/Bertrand Brasil. 1989.
Carvalho, Maria Rosário G. de . A Importância dos Povos do Nordeste. In: Anuário Antropológico 82. Fortaleza/Rio de Janeiro: Ed. UFC/Tempo Brasileiro,1984, p. 169-187.
Constituição da República Federativa do Brasil. São Paulo: Ed. Saraiva, 1992.
Diógenes, Glória. Territorialidade e Violência: Novos Ritos de Ordenação Urbana nas Grandes Metrópoles. Fortaleza: S/E, 1999.
Lefebvre, H. De L’état 4. Les contradiction de L’Étal Moderne. Paris: UGE, 1978.
Novaes, Sylvia Caiuby. Jogos de Espelho. São Paulo: EDUSP, 1993.
OLIVEIRA, Robeto Cardoso. Identidade, Etnia e Estrutura Social. São Paulo: Livraria Pioneira, 1976.
Poutignat, Philippe. Teorias da Etnicidade. São Paulo: UNESP, 1997.
Raffestin, Claude. Por uma Geografia do Poder. São Paulo: Ática, 1993.
Sousa, Marcelo J. Lopes. O território: sobre o espaço e o poder, autonomia e desenvolvimento. In: Geografia. Conceitos e Temas. Castro et alii (orgs.). Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995.
Weber, Max. 1864-1920. Relações Comunitárias Étnicas. In: Economia e sociedade. Brasília: Ed. Universidade de Brasília, 1991.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
DERECHOS AUTORALES Y EXCLUSIVIDAD
En el envío, las autoras y autores se comprometen a no postular ese manuscrito a otro periódico durante el proceso de evaluación. Inversamente, la revista no recibe artículos que estén en evaluación en otros periódicos. Tampoco recibirá dos envíos simultáneos del mismo autor o autora.
El envío de un texto implica automáticamente la cesión integral de los derechos autorales, inclusive de traducción, en el caso de que sea aprobado para publicación. Las autoras y autores podrán reproducir sus trabajos siempre que sea citada la Interethnica como fuente original.
BUENAS PRÁCTICAS CIENTÍFICAS
Todos los artículos enviados pasarán por revisión de semejanza, plagio y “autoplagio” o republicación (publicación de material no inédito). Eventuales casos de malas prácticas serán examinados y decididos por el comité editorial conforme las directrices del Consejo Nacional de Desarrollo Científico y Tecnológico (CNPQ).
La integridad del contenido de los artículos es de absoluta responsabilidad de las y los autores.
