Os encontros do Conselho Indigenista Missionário - CIMI e a caracterização de uma etnia "Tapuya" através do indigenismo de conscientização

Auteurs-es

  • Cristhian Teófilo da Silva Universidade de Brasília

DOI :

https://doi.org/10.26512/interethnica.v4i1.11882

Mots-clés :

Relações interétnicas. indigenismo missionário. Tapuios.

Résumé

Esta comunicação parte de uma reflexão sobre o contexto interacional dos encontros realizados pelo Conselho Indigenista Missionário (CIMI) entre as “lideranças indígenas” de Goiás e Tocantins no sentido de descrever não só o modelo alternativo de indigenismo aí promovido em associação com as dioceses e outras agências e agentes indigenistas, mas também, e principalmente, o modo como são articuladas representações sobre e para os tapuios do Carretão, grupo indígena com cerca de 235 pessoas localizado no oeste do estado de Goiás.

Biographie de l'auteur-e

  • Cristhian Teófilo da Silva, Universidade de Brasília

    Antropólogo e Professor Adjunto III da Universidade de Brasília (UnB). Bolsista de Produtividade em Pesquisa - Nível 2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Pesquisador Associado do Centre Interuniversitaire d'Études et de Recherches Autochtones/Interuniversity Centre for Aboriginal Studies and Research (CIÉRA) da Université Laval (ULaval).

Références

CLASTRES, Pierre1990“A sociedade contra o Estado”. In A Sociedade Contra o Estado. Ed. Francisco Alves.

GOFFMAN, Erving1988Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. 4ª edição. RJ: Guanabara.

OLIVEIRA JR., Adolfo Neves de1997“A invisibilidade imposta e a estratégia da invisibilização entre negros e índios: uma comparação”. Comunicação apresentada no V Congresso Afro-Brasileiro, realizado em Salvador/BA, de 17 a 20 de agosto de 1997. (mimeografado)

OSSAMI, Marlene Castro & FRAGA, Leila Migues1987Relatório Carretão: Os Tapuia. Goiânia: Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia-IGPA/UCG, Setor de Etnologia. (mimeografado)

SILVA, Cristhian Teófilo da1998“Parados, bobos, murchos e tristes” ou “caçadores de onça”? Estudo sobre a situação histórica e a identificação étnica dos tapuios do Carretão/GO. Dissertação de Graduação em Antropologia Social, Brasília: DAN/UnB.

Téléchargements

Publié

2013-12-20

Comment citer

Os encontros do Conselho Indigenista Missionário - CIMI e a caracterização de uma etnia "Tapuya" através do indigenismo de conscientização. Interethnic@ - Revue d’Études sur les Relations Interethniques, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 8–18, 2013. DOI: 10.26512/interethnica.v4i1.11882. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/interethnica/article/view/11882. Acesso em: 22 avr. 2025.

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s