Nos caminhos da crítica jurídica latino-americana: entrevista com Mylai Burgos Matamoros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/revistainsurgncia.v9i1.46940

Palavras-chave:

Entrevista, Pensamento jurídico crítico latino-americano, Marxismos, Novo Constitucionalismo Latino-americano, Lawfare

Resumo

Entrevista com Mylai Burgos Matamoros por Leonardo Evaristo Teixeira, Tchenna Fernandes Maso e Diana Carolina Caicedo Peñata

Biografia do Autor

  • Mylai Burgos Matamoros, Universidad Autónoma de la Ciudad de México, Ciudad de México, México

    Bacharela em Direito pela Universidad de la Habana, com estudos de pós-graduação na UNAM, em Direito e Estudos Latino-americanos. É professora investigadora de tempo completo da Academia de Direito da Universidad Autónoma de la Ciudad de México e ministra aulas de pós-graduação em matérias relacionadas a Direitos Humanos. Suas especialidades são teoria e história do estado e do direito, filosofia do direito, direito constitucional, direitos humanos. Coordenou por dez anos grupos de investigação acadêmicos e de aplicação prática do direito com acompanhamento aos movimentos sociais. Atualmente coordena o grupo de investigação “Filosofia, Direitos e Sociedade” da UACM e o grupo de trabalho da CLACSO “Crítica Jurídica e conflictos sociopolíticos” que acaba de alcançar seu período de trabalho de 3 anos. É membro do Comité Editorial de Memoria, Revista Crítica Militante e da mesa de assessoria da ONG, Proyecto de Derechos Económicos, Sociales y Culturales, A.C.(Prodesc). Tem dezenas de publicações entre livros, capítulos, artigos científicos e divulgação sobre temas teóricos e práticos do direito a partir do ponto de vista crítico. Os temas versam sobre epistemologia jurídica crítica com enfoque em direitos humanos, dialética do direito, marxismos jurídicos, direitos sociais e direitos coletivos dos povos indígenas, e sistema político jurídico cubano e mexicano e suas expressões políticas-constitucionais. Suas publicações foram realizadas no México, Cuba, Argentina, Brasil, Colômbia e no Estado espanhol. Mais informações em: http://mylaiburgos.org/

  • Leonardo Evaristo Teixeira, Universidad Autónoma de San Luis Potosí, San Luis Potosí, San Luis Potosí, México

    Mestre em Direitos Humanos pela Universidad Autónoma de San Luis Potosí (UASLP, México), e bacharel em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG, Brasil). Ademais, é membro do Instituo de Pesquisa, Direitos e Movimentos Sociais (IPDMS) e do GT CLACSO Pensamiento jurídico crítico y conflitos sociopolíticos.

  • Tchenna Fernandes Maso, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil

    Doutoranda em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), bolsista CAPES/PROEX, área de concentração direitos humanos e democracia. Mestre em Integração Contemporânea da América Latina (ICAL) pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (2016). Especialista em Energia no Capitalismo Contemporâneo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (2015). Graduada em Direito pela UFPR (2013). Atua nos temas referentes a direitos das comunidades atingidas por barragens no contexto latino-americano, com foco nas pesquisas participativas com mulheres atingidas, especialmente impactos da atuação das empresas transnacionais. Pesquisadora junto ao grupo Ekoa - Núcleo de Pesquisa e Extensão em Direito Socioambiental (UFPR). Pesquisadora associada ao Centro de Direitos Humanos e Empresas (HOMA/UFJF). Associada ao Instituto de Direito, Pesquisa e Movimentos Sociais (IPDMS), atuando na coordenação do grupo de trabalho "Teorias Críticas, América Latina e Epistemologias do sul". Pesquisadora colaboradora do Observatório de Protocolos Comunitários.

  • Diana Carolina Caicedo Peñata, Universidad Autónoma de San Luis Potosí, San Luis Potosí, San Luis Potosí, México

    Mestra em Direitos Humanos pela Universidad Autónoma de San Luis Potosí (UASLP, México) e licenciada em Trabalho Social pela Universidad del Valle (Cali, Colômbia). Atualmente é assistente de investigação do Programa de Estudios Antropológicos de El Colegio de San Luis A. C.

Publicado

31.01.2023

Como Citar

Nos caminhos da crítica jurídica latino-americana: entrevista com Mylai Burgos Matamoros. InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais, Brasília, v. 9, n. 1, p. 21–52, 2023. DOI: 10.26512/revistainsurgncia.v9i1.46940. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/insurgencia/article/view/46940. Acesso em: 18 jan. 2025.

Artigos Semelhantes

11-20 de 92

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)