A OPORTUNIDADE POR MEIO DOS PRECEDENTES VINCULANTES NA TRADIÇÃO CIVIL LAW BRASILEIRA: NECESSIDADE E PARADIGMA DIANTE DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL DE 2015
DOI:
https://doi.org/10.26512/insurgencia.v6i1.29145Palavras-chave:
neoconstitucionalismo, jurisdição, precedente, segurança juridica, código de processo civilResumo
O fracasso da plenitude da lei agregado à adoção de cláusulas gerais e princípios constitucionais, que caracterizam o neoconstitucionalismo e inserem valores morais no ordenamento, ampliaram a atuação da atividade do juiz e criaram severas dificuldades no âmbito da tradição da civil law na medida em que os magistrados não se sentem mais vinculados à s decisões passadas e a jurisdição funciona de forma lotérica. De outro lado, a doutrina dos precedentes apenas traz pertinentes lições a serem estudadas na civil law, observadas algumas adaptações relativas a não limitação do precedente à resolução de casos, mas sim de questões. Portanto, as inovações legislativas no Brasil, especialmente o advento do Código de Processo Civil de 2015, pretendem a institucionalização da vinculação à s decisões judiciais passadas, embora colidindo com severas complicações evidenciadas pela doutrina, para ofertar maior segurança jurídica.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta publicação está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. / Esta publicación es licenciada bajo una Licencia Creative Commons 4.0, Atribución-Sin Derivaciones / This publication is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.