Perspectiva diacrônica de estratégias de aprendizagem de L2/LE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v22i2.50766

Palavras-chave:

Estratégias de aprendizagem, Estratégias de aprendizagem de L2/LE, Aquisição de língua estrangeira

Resumo

O presente artigo adota perspectiva cronológica para apresentar a evolução das pesquisas em Estratégias de Aprendizagem de L2/LEs dos últimos quarenta anos. Primeiramente, estudos relevantes são revisados e resultados de pesquisas seminais são examinados. Em seguida, breve panorama dos estudos de intervenção é fornecido. Discussões importantes incluem o nascimento dos estudos de estratégia, controvérsias na área e contribuições da literatura existente para o ensino em segunda língua/línguas estrangeiras. O artigo conclui com direções futuras para pesquisa na área. 

Biografia do Autor

  • Laís Borges, Universidade de Brasília

    Possui graduação em Licenciatura na área de Letras Inglês pela Universidade de Brasília e mestrado em Linguística Aplicada pela University College London, UCL (Conselho Britânico, 2014). Cursa doutorado em Linguística na Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Linguística e Literatura como professora do curso de graduação em Letras - Português e Letras - Inglês na Universidade Católica de Brasília, UCB (atual), Faculdade Senac DF (atual), na Universidade de Brasília e no curso de mestrado em TESOL da University College London, com ênfase em Morfossintaxe do Inglês, Literaturas de Língua Inglesa, Práticas Orais e Redacionais e Ensino de Línguas Estrangeiras. É membro do Núcleo Docente Estruturante do curso PRIL - Letras na UCB. Também possui experiência como professora de inglês em cursos regulares e preparatórios para exames de Cambridge, e como assistente de pesquisa em pós-graduação (University of Liverpool, 2021 - ; UCL, 2017-2018; University of York, 2017-2018). Seus interesses dentro da área de Linguística Aplicada incluem Aquisição de Segunda Língua (ASL), variações individuais em ASL, ensino de L2 e fatores socioafetivos no ensino/aquisição de L2.

Referências

BAGARIĆ, Vesna; MIHALJEVIĆ DJIGUNOVIĆ, Jelena. Defining communicative competence. Metodika, v. 8, n. 14, p. 84-93, 2007.

BIALYSTOK, Ellen. The role of conscious strategies in second language proficiency. The Modern Language Journal, v. 65, n. 1, p. 24-35, 1981.

CHAMOT, Anna Uhl. Language learning strategy instruction: current issues and research. Annual Review of Applied Linguistics, v. 25, p. 112-130, 2005.

COHEN, Andrew D. Becoming a strategic language learner in CALL. Applied Language Learning, v. 17, n. 1-2, p. 57-71, 2007.

DÖRNYEI, Zoltán; SKEHAN, Peter. Individual differences in second language learning. In: DOUGHTY, C. J.; LONG, M. H. The handbook of second language acquisition. Malden, MA: Blackwell Publishing, 2003. p. 589-630.

DÖRNYEI, Zoltán. Language learning strategies and student self-regulation. In: _____. The psychology of the language learner: Individual differences in second language acquisition. London: Lawrence Erlbaum, 2005. p. 162-196.

GREGERSEN, Tammy; MACINTYRE, Peter D.; MEZA, Mario D. The motion of emotion: idiodynamic case studies of learners' foreign language anxiety. The Modern Language Journal, v. 98, n. 2, p. 574-588, 2014.

GRENFELL, Michael; MACARO, Ernesto. Language learner strategies: claims and critiques. In: MACARO, E.; COHEN, A. (Eds.). Language learner strategies: 30 years of research and practice. Oxford: Oxford University Press, 2007. p. 9-27.

GRIFFITHS, Carol (Ed.). Lessons from good language learners. Cambridge University Press, 2008.

HARRIS, Vee. Adapting classroom-based strategy instruction to a distance learning context. Tesl-ej, v. 7, n. 2, p. 1-19, 2003.

HOLEC, Henri. The learner as manager: managing learning or managing to learn? In: WENDEN, A.; RUBIN, J. (Eds.). Learner strategies in language learning. Hertforshire: Prentice Hall, 1987. p. 145-157.

LIGHTBOWN, Patsy M.; SPADA, Nina. How languages are learned. 5th Edition. Oxford: Oxford University Press, 2021.

MACARO, Ernesto. Learning strategies in foreign and second language classrooms. London: Continuum, 2001. p. 1-288.

MACARO, Ernesto. The relationship between strategic behavior and language learning success. Continuum companion to second language acquisition. London: Bloomsbury Publishing, 2010. p. 268-299.

NAIMAN, Neil (Ed.). The good language learner. Bristol: Multilingual Matters, 1996.

O'MALLEY, J. Michael; CHAMOT, Anna Uhl. Learning strategies in second language acquisition. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.

O'MALLEY, J. MICHAEL et al. Learning strategy applications with students of English as a second language. TESOL Quarterly, v. 19, n. 3, p. 557-584, 1985.

OXFORD, Rebecca L. Research on second language learning strategies. Annual Review of Applied Linguistics, v. 13, p. 174-187, 1992.

RUBIN, Joan. What the" good language learner" can teach us. TESOL Quarterly, p. 41-51, 1975.

RUBIN, Joan. Study of cognitive processes in second language learning. Applied Linguistics, v. 2, n. 2, p. 117-131, 1981.

RUBIN, Joan et al. Learner strategies: Theoretical assumptions, research history and typology. In: WENDEN, A.; RUBIN, J. Learner strategies in language learning. Padstow: Prentice Hall, 1987. p. 15-29.

SKEHAN, Peter. Individual differences in second language learning. Studies in Second Language Acquisition, v. 13, n. 2, p. 275-298, 1989.

STERN, Hans Heinrich. What can we learn from the good language learner?. Canadian Modern Language Review, v. 31, n. 4, p. 304-319, 1975.

TARONE, Elaine. Some thoughts on the notion of communication strategy. TESOL Quarterly, v. 15, n. 3, p. 285-295, 1981.

WENDEN, Anita. How to be a successful language learner: insights and prescriptions from L2 learners. In: WENDEN, A.; RUBIN, J. Learner strategies in language learning. Padstow: Prentice Hall, 1987. p. 159-167.

Downloads

Publicado

2023-12-31

Como Citar

Perspectiva diacrônica de estratégias de aprendizagem de L2/LE . (2023). Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 22(2), AG2. https://doi.org/10.26512/rhla.v22i2.50766

Artigos Semelhantes

11-20 de 125

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.