O DICIONÁRIO MONOLÍNGUE PARA APRENDIZES EM SALA DE AULA: UMA FERRAMENTA DE ENSINO/APRENDIZAGEM
Palavras-chave:
uso de dicionários, lexicografia pedagógica, dicionário de aprendizagemResumo
Este artigo tem como escopo apresentar os resultados de uma pesquisa realizada sobre o ensino do uso de dicionário monolíngue (DM) para aprendizes de língua inglesa em sala de aula, na qual se procurou investigar o conhecimento que os aprendizes tinham sobre dicionário e desenvolver nesses aprendizes as habilidades de uso dessa ferramenta. Os dados foram coletados através de um questionário, um pré-teste, um tratamento com atividades, um pós-teste e uma entrevista. Os dados revelaram que (1) os aprendizes não tinham e não conheciam nenhum DM de inglês, (2) tampouco receberam orientação de uso dessa ferramenta. Ao final desse estudo, percebemos que os aprendizes estavam mais conscientes da importância do DM para a aprendizagem de uma língua e da necessidade de desenvolver as habilidades de uso desse material.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Horizontes de Linguística Aplicada de http://seer.bce.unb.br/index.php/horizontesla/index é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.