Poder e hegemonia acadêmica
existe “a tal” da História Econômica Regional?
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhh.v12i25.55577Parole chiave:
História Econômica, Poder Simbólico, Historiografia, RegiãoAbstract
Este artigo procura polemizar acerca de certa naturalização existente no campo da História, particularmente a Econômica, segundo a qual alguns trabalhos são classificados como trabalhos regionais, o que indica em certo critério de diferenciação, e outros não. Argumentamos que tal definição deriva de certo poder, derivado do exercício de certo capital simbólico emanado dos grandes centros de pesquisa sediados, sobretudo, no Rio de Janeiro e São Paulo, num momento em que concentravam os maiores programas de pós-graduação em História no país.
Riferimenti bibliografici
ABREU, Capistrano. Caminhos antigos e povoamento do Brasil. São Paulo: Editora da USP, 1988.
ALBUQUERQUE JÚNIOR. Duval Muniz de. O objeto em fuga: algumas reflexões em torno do conceito de Região. Fronteiras, Dourados, MS, v. 10, n. 17, p. 55-67, jan./jun. 2008.
BOURDIEU, Pierre. 2. Ed. O Poder Simbólico. Portugal: Edições 70, 2011.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Curricular Comum. História. 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ Acesso em 18 de julho de 2023.
PRADO JÚNIOR, Caio. Formação do Brasil contemporâneo: colônia. São Paulo: Brasiliense, 1996.
REVEL, Jacques. (org). Jogos de escala: a experiência da microanálise. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 1998.
VEYNE, Paul. (4. ed.) Como se escreve a História; Foucault revoluciona a História. Brasília: Editora da UnB, 1998.
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Storia, storie
Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.