Experiências do tempo:
da história universal à história global?
DOI :
https://doi.org/10.26512/hh.v1i1.10714Résumé
Partindo da questão, premente no século XX, sobre o sentido da história, este artigo perfaz algumas reflexões sobre o atual regime de historicidade e a constituição, vigência e crise da noção de história universal, num momento marcado pelos apelos do global. Sobretudo diante dos eventos extremos do mundo contemporâneo. Há, assim, uma indagação sobre o lugar e o papel da história e dos historiadores frente aos regimes de historicidade que articulam experiências do tempo num âmbito mais abrangente.Téléchargements
Publié
2013-08-07
Numéro
Rubrique
Articles
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Comment citer
Experiências do tempo:: da história universal à história global?. (2013). Histoire, Histoires, 1(1). https://doi.org/10.26512/hh.v1i1.10714