O Passado nas obras de Zélia Gattai a partir de sua escritura memorialista

Autores/as

  • Kassiana Braga Unesp-Assis

DOI:

https://doi.org/10.26512/hh.v3i5.10843

Palabras clave:

Passado, Memória, Autobiografia, Biografia, Hibridismo Literário

Resumen

Este texto trata do memorialismo nas obras da escritora Zélia Gattai, a partir de sua primeira publicação no final da década de 1970, enfatizando a maneira como a escritora teceu as suas narrativas e como se apropriou do passado, construindo suas histórias pessoais e de pessoas com quem conviveu ao longo de sua vida. O intuito é perceber as particularidades de sua escrita autobiográfica, centrada em si, e biográfica, voltada para a construção de memórias “alheias”, levando em conta o legado que objetivava deixar à posterioridade a partir de seu hibridismo literário.

Biografía del autor/a

  • Kassiana Braga, Unesp-Assis

    Kassiana Braga é graduada em História pela Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP/Assis-SP) e mestranda no Programa de Pós-Graduação em História dessa mesma universidade, onde desenvolve a pesquisa A senhora dona da memória: autobiografia e memorialismo em obras de Zélia Gattai, fomentada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). O texto apresentado é resultado parcial do primeiro capítulo de sua dissertação de mestrado.

Publicado

2015-12-21

Cómo citar

O Passado nas obras de Zélia Gattai a partir de sua escritura memorialista. (2015). história, histórias, 3(5), 183-199. https://doi.org/10.26512/hh.v3i5.10843

Artículos similares

1-10 de 33

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.