“A Decoração não tem sexo, tem personalidade”:

uma discussão sobre representações de gênero no blog Homens da Casa

Autores/as

  • Lindsay Jemima Cresto UTFPR
  • Marinês Ribeiro dos Santos UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.26512/hh.v3i5.10838

Palabras clave:

Gênero, Representações, Feminilidades, Masculinidades, Decoração, Interiores Domésticos

Resumen

Este artigo discute as representações de gênero na decoração de interiores domésticos, analisando as publicações do blog Homens da Casa, de autoria do publicitário Eduardo Mendes. Trata-se de um blog de decoração voltado para um público masculino, que promove a decoração baseada no conceito do it yourself, com uma abordagem bem-humorada e informal. Seu objetivo é o de promover a decoração rápida e fácil, através de dicas e sugestões no formato passo-a-passo, enfatizando o lado prático e a facilidade de reprodução dos projetos publicados. Mediante a problematização das estratégias discursivas apresentadas no blog, busca-se compreender como as representações de masculinidades e feminilidades promovidas por meio das imagens veiculadas e da linguagem utilizada nesse blog, contribuem para a reprodução de assimetrias de poder e preconceitos de gênero.

Biografía del autor/a

  • Lindsay Jemima Cresto, UTFPR

    Lindsay Jemima Cresto possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Paraná (2001), especialização em Design de Mobiliário pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2005) e mestrado em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2009). Atualmente é professora nas Faculdades Integradas do Brasil (Unibrasil) e desenvolve pesquisa de doutorado na Universidade Tecnológica Federal do Paraná na área de Tecnologia e Sociedade.

  • Marinês Ribeiro dos Santos, UTFPR

    Marinês Ribeiro dos Santos possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Paraná (1994), mestrado em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2000) e doutorado em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). É professora do Departamento Acadêmico de Desenho Industrial e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Sua tese de doutoramento, intitulada "O Design Pop no Brasil dos Anos 1970: Domesticidades e relações de gênero na revista Casa e Jardim" foi contemplada com o primeiro lugar no 24º Premio Design Museu da Casa Brasileira, na categoria destinada aos trabalhos acadêmicos.

Publicado

2015-12-21

Cómo citar

“A Decoração não tem sexo, tem personalidade”:: uma discussão sobre representações de gênero no blog Homens da Casa. (2015). história, histórias, 3(5), 131-150. https://doi.org/10.26512/hh.v3i5.10838

Artículos similares

1-10 de 52

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.