Representações femininas na minissérie “Amazônia: de Galvez a Chico Mendes”:
problematizações a partir de uma Epistemologia Feminista
DOI:
https://doi.org/10.26512/hh.v3i5.10828Palavras-chave:
Epistemologia Feminista, Estudos Históricos, Representação feminina, MinissérieResumo
Este artigo apresenta análises discursivas referentes à s representações femininas veiculadas na minissérie de TV “Amazônia: de Galvez a Chico Mendes”. A partir de uma epistemologia feminista, busca-se identificar e problematizar as relações de gênero e os papéis sociais atribuídos à s mulheres nessa ficção e na história. Além disso, discute-se o uso do gênero como uma categoria analítica viável para os estudos históricos e da comunicação. O conceito de discurso como referência a enunciados que podem ser ditos ou não em determinadas condições históricas, ancora as reflexões acerca das representações femininas, dos mitos sobre a Amazônia e de como se dão as apropriações destas narrativas pelo discurso ficcional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.