A Possibilidade de Apreensão da Essencialidade das Coisas
DOI:
https://doi.org/10.26512/rfmc.v10i2.48525Palabras clave:
Essência. Vivência Intencional. Redução Fenomenológica.Resumen
Pretende-se problematizar o conceito de essência, a partir da fenomenologia de Edmundo Husserl, que está diretamente relacionado ao grau zero do conhecimento, que se dá a partir do processo da époche, ou suspensão do juízo, para a apreensão do conhecimento das coisas mediante às vivências intencionais (Husserl, 1907). Seríamos capazes de chegar ao grau zero doconhecimento? Seria possível apreender a essência mesma das coisas? O método fenomenológico nos daria elementos que permitissem este visar às coisas? Teríamos como superar, através da suspensão de juízos, os conceitos ordinários que no dia a dia usamos? Que essência seria essa, quando somos formados e conformados com o conceito de essência, enquanto pura forma oriundo da doutrina platônica (Platão, 1972). Qual a conclusão que podemos chegar sobre esse assunto? E quais as consequências para uma leitura rigorosa do conceito de essência em Husserl? Esta é a nossa pretensão neste artigo, enquanto desafio reflexivo.
Referencias
ARISTÓTELES. Metafísica. Trad. de Marcelo Perine. São Paulo: Loyola, 2002.
DOEDERLEIN, J. O livro dos ressignificados. São Paulo: Editora Paralela, 2017.
HUSSERL, E. Investigaciones Lógicas 2. Madrid: Alianza Editorial, 1999.
HUSSERL, E. A Ideia da fenomenologia. Lisboa: Edições 70, 1990.
HUSSERL, E. As Conferências de Paris. Lisboa: Edições 70, 1992.
JAEGER, W. La Teología de los primeiros filósofos griegos. Máxico: Fondo de Cultura Economica, 2003.
PLATÃO. A República. Ed. UFPa, 2016.
XIRAU, J., La Filosofia de Husserl. Buenos Aires: Ediciones Troquel, 1966.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los derechos de autor para artículos publicados en esta revista son del autor, con derechos de primera publicación para la revista. Debido a que aparecen en esta revista de acceso público, los artículos son de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educativas y no comerciales.