Normatividade e Determinação nas Investigações Filosóficas
DOI:
https://doi.org/10.26512/rfmc.v1i1.11888Palabras clave:
Ludwig Wittgenstein. Investigações Filosóficas. Normatividade da Lógica.Resumen
Boa parte dos esforços empreendidos por Wittgenstein em suas Investigações Filosóficas se orientam no sentido contrário à ideia de que a normatividade da lógica atua sobre os falantes de uma língua como uma força compulsora. A lógica e suas regras seriam, segundo essa concepção, a maquinaria subjacente à nossa linguagem: sua condição de possibilidade e, ao mesmo tempo, nosso instrumento de controle sobre os usos linguísticos. Retomamos o método wittgensteiniano para avaliar a função normativa de proposições gramaticais em casos particulares, visando mostrar os excessos mais comuns da filosofia da lógica. Daí resulta a visão minimalista que Wittgenstein tem da lógica, da gramática e do conceito de “normatividade”: a lógica exibe perspicuamente a linguagem ordinária justamente porque pretende apresentar-se como o parâmetro de correções para os próximos usos.
Referencias
WITTGENSTEIN, Ludwig. Lectures on the Foundations of Mathematics, Cambridge 1939. From the Notes of R.G. Bosanquet, Norman Malcolm, Rush Rhees, and Yorick Smithies. Ed. by Cora Diamond. Chicago: The University of Chicago Press, 1984. (Primeira edição: 1976).
WITTGENSTEIN, Ludwig. Bemerkungen über die Grundlagen der Mathematik. Werkausgabe Band 6. Frankfurt am Main: Suhrkamp Verlag, 1984. (Primeira Edição: Oxford: Blackwell, 1956).
WITTGENSTEIN, Ludwig. Philosophische Untersuchungen. Auf der Grundlage der Kritischgenetischen Edition neu herausgegeben von Joachim Schulte. Frankfurt am Main: Suhrkamp Verlag, 2003. (Primeira Edição: Oxford: Blakwell Publishing, 1953).
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los derechos de autor para artículos publicados en esta revista son del autor, con derechos de primera publicación para la revista. Debido a que aparecen en esta revista de acceso público, los artículos son de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educativas y no comerciales.