As cenas da crueldade:
ficção brasileira contemporânea e experiência urbana
Resumo
O artigo propõe-se a refletir sobre o princípio de crueldade no horizonte da produção artística contemporânea no Brasil. Assim, esboça como alternativas desenvolvidas, entre enredos e imagens, a encenação obscena da cotidiana violência e ou a dramatização da conivência com o “bovarismo” da imagem, típico da educação sentimental das massas. O contexto tecno-midiático e a dinâmica hostil do mútuo do estranhamento na sociabilidade urbana, aqui são tomados como temas prevalentes na literatura de importantes autores. Nesse sentido, pretende-se desenvolver uma investigação a respeito dos olhares possíveis sobre a alteridade, delineados no conjunto atual de criações: o propriamente cruel, o exótico e o melancólico. O que poderá indiciar alguns dos impasses na escrita do outro, em diversas pautas e alternativas.
Referências
BARTHES, Roland. A câmara clara: notas sobre a fotografia. Trad. de Júlio Castagnon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
DIAS, Ângela Maria. “Brasil+500, o grande museu de si mesmo”, em VILLAÇA, Nízia e GÓES, Fred (org). Nas fronteiras do contemporâneo. Rio de Janeiro: Mauad/FUJB, 2001.
______. “Violência e miséria simbólica na cidade de André Sant’Anna”. Estudos históricos, nº 28. Rio de Janeiro, 2001, pp. 71-85.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.
FONSECA, Rubem. “Intestino Grosso”, em Feliz ano novo. Rio de Janeiro: Artenova, 1975.
PIGLIA, Ricardo. “Ficção e teoria: o escritor enquanto crítico”. Travessia: revista de literatura, nº 33. Florianópolis: Editora da UFSC, agosto/ dezembro,1996, pp. 47-59.
______. A cidade ausente. 2ª ed. Trad. de Sérgio Molina. São Paulo: Iluminuras, 1997.
ROSSET, Clément. O princípio de crueldade. 2ª ed. Trad. de José Thomaz Brum. Rio de janeiro: Rocco, 2002.
SANT’ANNA, André. Sexo. Rio de Janeiro: Sette Letras, 1999.
SANT’ANNA, Sérgio. O vôo da madrugada. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
SLOTERDIJK, Peter. Critique of cynical reason. Trad. de Michael Eldred. Minneapolis, University of Minnesota Press, 1997.
XEXÉO, Artur. “Surpresa na tela do cinema”. Jornal do Brasil, Caderno B. Rio de Janeiro, agosto de 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.