Ficção:
histórias para o prazer da leitura (uma revista literária dos anos 70)
Resumo
Os anos 70 assistiram à proliferação do conto e de inúmeras revistas dedicadas à narrativa curta. Dentre elas, talvez a mais característica de todas, a revista Ficção: histórias para o prazer da leitura, publicada de janeiro de 1976 a setembro de 1979, com 45 números. Este trabalho é uma visita descompromissada à s páginas da revista, mas interessada em captar o clima da época e a dicção editorial da revista.
Referências
DANTAS, Francisco J. C. Coivara da memória. São Paulo: Estação Liberdade, 1991.
FICÇÃO: HISTÓRIAS PARA O PRAZER DA LEITURA. Números 1 a 43/45, janeiro de 1976 a junho/setembro de 1979. Rio de Janeiro; Editora Ficção.
HOLLANDA, Heloísa Buarque de & GONÇALVES, Marcos Augusto Gonçalves. “Política e literatura”, em Anos 70: literatura. Rio de Janeiro: Europa, 1979-1980.
MARTINS, Wilson. “O país dos contistas”. Veja, 30 de maio de 1979.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.