Identidades nas fronteiras:
espaços possíveis em Os Sinos da Agonia, de Autran Dourado
Resumo
Este artigo analisa a representação da personagem Januário, um mestiço socialmente marginalizado, sua relação com o outro ”“ especialmente Malvina e o negro Isidoro ”“ e a posição de sua identidade a partir da observação de seu delineamento, de como a tessitura do espaço dimensiona a construção da identidade e da legitimidade social das personagens no romance Os sinos da agonia, de Autran Dourado. Esta leitura situa essa personagem angustiada num entre-lugar e discute as possibilidades de significação de seu deslocamento no universo ficcional, submerso no espaço narrativo, cuja atmosfera é desenhada com os contornos da segunda metade do século XVIII, na antiga Vila Rica, numa perspectiva crítica da situação político-social no contexto histórico. A publicação da obra é contemporânea de um Brasil mergulhado num clima de repressão, a Ditadura Militar, em 1974.
Referências
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. Trad. de Antonio Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: obras escolhidas, v. 1. Trad. de Sérgio Paulo Rouanet. 2ª ed., São Paulo: Brasiliense, 1986.
BHABHA, Homi K. O local da cultura. Trad. de Myriam Ávila, Eliana Lourenço Lima Reis e Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1998.
BLANCHOT, Maurice. O espaço literário. Trad. de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Rocco, 1987.
CHEVALIER, Jean e Alain GHEERBRANT. Dicionário de símbolos. Trad. de Vera da Costa e Silva et. al. Rio de Janeiro: José Olympio, 1991.
DALCASTAGNÈ, Regina. O espaço da dor: o regime de 64 no romance brasileiro. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1996.
DEL PRIORE, Mary. Ao sul do corpo: condição feminina, maternidades e mentalidades no Brasil Colônia. Rio de Janeiro: José Olímpio; Brasília: Edunb, 1993.
DIMAS, Antônio. Espaço e romance. São Paulo: Ática, 1985.
DOURADO, Autran. Os sinos da agonia. 4ª ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.
LINS, Osman. Lima Barreto e o espaço romanesco. São Paulo: Ática, 1973.
MOTA, Carlos Guilherme (org.). A viagem incompleta ”“ a experiência brasileira (1500- 2000). São Paulo: Editora SENAC, 2000.
SOUZA, Laura de Mello (org.). História da vida privada no Brasil: o cotidiano da vida privada na América portuguesa. São Paulo: Companhia das Letras, 1997, v. I.
____. Desclassificados do ouro: a pobreza mineira no século XVIII. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1982.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.